3ª edição do Curso de Especialização em Arquitectura de Igrejas


A terceira edição do curso de especialização em arquitectura de igrejas – promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e contando com o apoio da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicação Social, da Comissão Episcopal Portuguesa – dirige-se a todos os agentes envolvidos no processo de produção de uma igreja.

A hipótese que preside à organização deste Curso é a de que o problema da moderna arquitectura de igrejas não depende da carência expressiva da forma destas (que o valor da arquitectura contemporânea desmente), nem do desinteresse social acerca do seu conteúdo (que o recrudescer dos fenómenos religiosos nega), mas da inadequação da forma arquitectónica da igreja ao seu conteúdo religioso específico. Essa inadequação resulta, primeiramente, de dificuldades de comunicação fundamentais entre os agentes envolvidos na produção da arquitectura de igrejas.

Assim, este curso propõe-se, principalmente, estabelecer as bases para um conhecimento recíproco dos intervenientes neste processo, facultando as competências necessárias ao diálogo. Neste sentido o Curso pretende fomentar a interacção entre os dois grandes âmbitos disciplinares que o estruturam: a Teologia e a Liturgia, por um lado, e a Arquitectura e as Artes, por outro.
DestinatáriosO Curso está aberto a licenciados, ou detentores de grau académico superior, em qualquer área de formação afim às que no Curso são tratadas: teologia, arquitectura, artes plásticas, história da arte, engenharia, etc.
Horário
sexta-feira à tarde e sábado de manhã, de modo a ser compatível com a actividade profissional.
O curso poderá ser transmitido por videoconferência para os alunos que solicitarem.
ECTS e equivalências:
Completando a totalidade do curso, o aluno obterá 12,5 créditos ECTS que podem equivaler a unidades curriculares dos cursos do 2º e 3º ciclo da Faculdade de Arquitectura.
Apresentação de candidaturas: Setembro de 2013

Período lectivo: 18 de Outubro de 2013 a 01 Março de 2014
 
Para mais informações:
Pedagógicas:
Curso de Especialização: Arquitectura de Igrejas
Coordenador Científico: Professor Doutor Pedro Abreu
E-mail: arquitectura.de.igrejas@gmail.com
Telefone: +351 213615043 / 919045473 / 924112879

Candidaturas e Inscrições:
Secretaria de Pós-Graduação
Página: http://posgraduacao.fa.utl.pt/
E-mail: sec_posgraduacao@fa.utl.pt
Telefone: 21 361 5082/5818
Localização: Edifício 5 da FA (Gabinete: 5.0.6)
Horários de Atendimento:
2ª e 4ª: 09h30-12h30
3ª e 5ª: 13h30-16h30
6ª: 09h30-12h30 e 13h30-16h30

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António