Pedimos explicações sobre os critérios de "Bem comum" seguidos no financiamento de bolsas de doutoramento


Petição dirigida a: Presidente da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Há investigadores portugueses que viram rejeitadas as suas candidaturas a bolsas para investigar a cura para doenças que matam milhares de pessoas em cada ano. Nas ruas têm-se realizado recentemente manifestações contra os cortes brutais nas bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da FCT, também assinalados pelo CRUP - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (cf. http://www.crup.pt/en/imprensa-e-comunicacao/recortes-de-imprensa/7405-c...).
O mesmo CRUP tem vindo a propor linhas orientadoras para os mecanismos de funcionamento das bolsas à Investigação, conciliando diversos aspectos científicos, administrativos e mesmo sociais (entre outras cf. http://www.crup.pt/images/documentos/notas_informativas/CRUP_-_Posio_sob...)
Não obstante esta situação decorrente do resgate financeiro do Estado Português, tem sido amplamente noticiada a atribuição pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de uma bolsa para estudar as "famílias lésbicas portuguesas" (ref. da bolsa SFRH/BD/89837/2012, cf. http://familiaslesbicas.info/?page_id=4593), supostamente para "lhes dar voz" (cf. http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/11536/estudar-familias-lesbic...).
Independentemente de se poder questionar uma dimensão proselitista deste projecto científico(?) em concreto - o qual deveria em princípio ser ideologicamente neutro - o facto da sua aprovação em 2012, num momento já de graves cortes na despesa pública e também de preparação do terreno político para as iniciativas legislativas tendentes à adopão e co-adopção gay que se vieram a materializar recentemente, suscita nos cidadãos justificadas dúvidas de que fatores político-ideológicos possam estar a interferir decisivamente nas decisões de atribuições de bolsas pela FCT - o que, a ocorrer, seria gravíssimo.
Pedimos, pois, explicações cabais sobre os critérios gerais seguidos pela FCT na atribuição de bolsas de Investigação, devidamente fundamentados na promoção do Bem Comum.
Atenciosamente,
[Seu nome]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António