Vemos, ouvimos e lemos / Não podemos ignorar

Vasco Mina, Corta-Fitas | 03.04.15

Os cristãos celebram hoje a Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo. Este
Homem foi julgado em tribunal sem que provas houvesse contra Si e foi con- denado à Morte na Cruz. Nesta foi pendurado nu com uns panos à cintura e também em panos (assim aconteceu igualmente quando nasceu) foi envolto e colocado numa gruta.
Para os crentes este é um verdadeiro "caso" cuja "chave" verdadeiramen- te se entende à luz da Fé, com Esperança e praticando a Caridade. Para os não cristãos é um caso histórico de injustiça.
Passados dois mil anos sobre a sua morte assistimos, nos tempos que são os nossos, a novas perseguições e públicas execuções de milhares de ho- mens e mulheres cujo único "crime" que praticam é a Fé e o seguimento de Jesus Cristo. Relatórios da organização Ajuda à Igreja que Sofre dão conta das perseguições aos cristão nos seguintes países: Afeganistão, República Centro-Africana, Egipto, Irão, Iraque, Líbia, Maldivas, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria, Iémen, Mianmar (a antiga Birmânia), China, Eritreia, Coreia do Norte, Azerbaijão e o Usbequistão. Ainda ontem, no Quénia, num ataque a uma Universidade, um grupo radical islâmico assassinou cerca de 150 pessoas. Segundo os relatos, foi feita uma triagem religiosa e de acordo com as testemunhas os homens armados iam de quarto em quarto perguntando quem era muçulmano e cristão. "Se fosses cristão eras morto no local"
A Comissão Nacional de Justiça e Paz, emitiu esta semana uma Nota so-bre este assunto, evocando os versos de Sophia: Vemos, ouvimos e lemos / Não podemos ignorar". O Papa Francisco na sua recente homilia de Domingo de Ramos convidou-nos a pensar "nos nossos irmãos e irmãs perseguidos porque são cristãos, os mártires de hoje (e são tantos)."
Vemos, ouvimos e lemos Não podemos ignorar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António