As pessoas não querem andar de bus? A gente obriga

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:00 Terça feira, 6 de Março de 2012


Para o europeu comedor de alfaces e condutor de carros híbridos, tudo é científico e tudo tem uma resolução científica óbvia. E o pior é que este ambientalismo científico acaba por namorar uma atitude autoritária e intrinsecamente desumana. É a vidinha: quem negocia com variáveis tão nobres como Planeta e Humanidade acaba sempre por desprezar as pessoas em concreto. Há dias, contaram-me que David Attenborough critica os casais ingleses que têm muitos filhos. Porquê? Os filhos-humanos criam uma enorme pegada ecológica, e isso prejudica os filhos-da-bicharada. Pois claro, os bebés humanos são um empecilho para os bebés tartaruga. Só um insensível é que não compreende esta sensibilidade apuradíssima de Attenborough.
Mas nada bate um bom Attenborough germânico. A coisa ganha outro peso. Nunca esquecerei uma entrevista – cómica e assustadora – que li num P2 do Público (Outubro de 2008). O entrevistado era Hans Joachim Schellnhuber, director do Instituto Potsdam e um exemplar perfeito deste autismo científico a pender para o autoritário. Às tantas, o nosso génio diz assim: "estou seguro de que em Lisboa é possível aumentar a eficiência energética, por exemplo alterando-se os comportamentos nos transportes. Há pessoas que insistem em ficar duas horas em filas de trânsito, apenas para ter o seu próprio carro". Repare-se no desprezo que o génio tem por esses seres menores, esses leprosos que usam o seu carro em vez dos transportes. O desprezo pela liberdade individual salta à vista. Na mundividência de Schellnhuber, as pessoas têm de ser forçadas a andar de autocarro (híbrido, claro). Como ainda parece mal usar a força para este benemérito fim, Schellnhuber diz que é tudo uma questão de "educação pública e de média". Ou seja, as escolas e os média têm de fazer a propaganda apocalíptica do costume, a fim de forçar as pessoas a mudar de comportamentos. Porque daqui a 300 anos o gelo da Gronelândia pode derreter.
Como se vê, o velho desejo de controlar a vida das pessoas concretas em nome da Humanidade está bem vivo neste ambientalismo musculado. E, verdade seja dita, esta boa gente só negocia mentalmente com o conceito de Humanidade. Não fazem a coisa por menos. Olhe-se, por exemplo, para a solução mágica de Schellnhuber: cobrir os desertos do norte de África com painéis solares; segundo o nosso amigo, isto garantiria energia gratuita para toda a gente, para toda a Humanidade. As coisas são tão simples no estirador da utopia, não é verdade? Schellnhuber não quer saber do inferno logístico que esse gigantesco painel solar representaria. Os pormenores económicos, políticos e até militares desta operação faraónica são desprezados com um denodo mui científico. É natural: alguém que tem a pretensão de resolver a questão energética de toda a Humanidade não se prende com pormenores. Amar a humanidade já dá muito trabalho.

Comentários

Yakob Levi disse…
O Henrique Raposo, na sua busca pela liberdade individual de usar o carro, ignora certamente que quanto mais petróleo gastamos, mais dinheiro damos a governos como o Iraniano, o Saudita e outros que tais que violam gravemente os direitos e liberdades individuais dos seus povos. Num blog Cristão como p POVO, é bom lembrar que estes governos perseguem Cristãos, proibem a conversão de Muçulmanos ao Cristianismo, etc.
Luis Costa disse…
Se é certo que "forçar" o imenso número de pessoas que todos os dias se deslocam da periferia para o centro de Lisboa está errado, já promover campanhas de sensibilização e mudança de comportamentos (como a criação de "car pooling lanes") não deve ser uma ideia desprezada, como o artigo parece sugerir.
Anónimo disse…
O problema, não da ciência, mas do ídolo "ciência", venerado no lugar de DEUS, está em julgar - o especialista -, que tudo tem que rodar em torno da sua especialização. Mas o mundo é muito mais do que isso, que ele não vê e o que o faz existir é o AMOR.
Anónimo disse…
Quando fico doente, estou em desequilibrio fisico que para o qual tomo os medicamentos apropriados aos meus males. Nada mais estou a fazer do que "Forçar" o mal que me debelita a ir embora e a voltar ao equilibrio fisico e saudavél. Tudo isto graças à ciencia, a alguém que dedicou tempo a estudar as condições pelas quais padeço. Um conjunto de cientistas que se dedicam ao estudo dos ambiente reconhecem ser necessário forçar determinados hábitos da humanidade através da sensibilisação e educação só poderá ser algo positivo. Não consigo perceber o que tanto incomoda o autor do texto?

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António