Política na net

DESTAK |14 | 03 | 2012   17.49H
João César das Neves | naohaalmocosgratis@ucp.pt

A influência social da internet e o enorme impacto político das tecnologias da comunicação é tema de grandes debates. Maravilhamo-nos justamente pelas potencialidades e impressionantes mudanças. Mas tudo isso só é significativo quando esses instrumentos são usados para construir. Só que a maioria dos exemplos de poder do SMS, Facebook e afins é arrasadora.
O primeiro grande efeito político instantâneo da comunicação de massas foi a reviravolta nas eleições espanholas de 2004, onde o Governo, favorito nas sondagens, acabou derrotado. Depois, da «primavera árabe» de 2010 aos motins gregos de hoje, trata-se sempre de derrubar algo. Mesmo em casos positivos, como o fenómeno Obama de 2008, existe um dominante repúdio do antecessor, como o próprio eleito notou, ao ver os mesmos instrumentos usados contra si depois da posse.
A força é sempre uma coisa impressionante. Mas uma explosão devastadora não se compara com o nascimento de uma criança ou o germinar de uma planta. Destruir e derrubar pode ser necessário, mas nunca tem o valor de edificar ou criar. A importância da internet está menos na sua semelhança com um vulcão ou terramoto que no paralelo com um prado ou floresta.
Um tempo rebelde, que gosta de tumultos, mudanças e punição de responsáveis, vê a dimensão das rebeliões como um ganho. Mas se o interesse da tecnologia estivesse aí, o progresso conduzir-nos-ia à Idade das Trevas. O valor político da internet está em criar consensos, promover reformas, dinamizar projectos. Isso não suscita interesse dos especialistas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António