Associaçao Animal repudia declarações de Paulo Rangel sobre direitos dos animais

A Associação Animal ficou escandalizada com as declarações de Paulo Rangel numa entrevista ao Sol, onde PR apenas fez comentários que qualquer pessoa de bom senso subscreve. Porém, para a Associação Animal estas declarações revelam um “lado negro”, um trogloditismo pré-científico (o que quer que isto queira dizer) e uma visão medieval. A Associação Animal sugere aos seus apoiantes no blog ANIMAL http://blogdaanimal.blogspot.com/ que subscrevam uma carta dirigente à presidente do PSD em que elencam as citações mais infelizes e preconceituosas daquela entrevista:

- “Não faz sentido haver um Dia do Cão.”
- “Também não [faz sentido haver um Dia dos Animais]”.
- “Um cão nunca deixa de ser um cão. Trocaria a vida do meu cão pela vida de qualquer pessoa em qualquer lado do mundo, mesmo não a conhecendo. Uma pessoa vale sempre mais do que um animal.”
- “Os animais merecem protecção mas não são titulares de direitos.”
- “Não são eles que têm esse direito [de ser bem tratados e protegidos]. Nós é que temos essa obrigação.”
- “Para mim essa é uma concepção errada [a de que os animais devem ter direitos]. Acho que só as pessoas devem ser titulares de direitos.”
- “Os animais [também sofrem], mas não sofrem como nós.”
- “A caça ou as touradas, enquanto tradições com determinadas características e determinados limites, são toleráveis. Fazem parte da Cultura.”
- “Muitas tradições não acabaram e estas [caça e touradas] são daquelas que para mim não devem acabar.”
- “Faço uma separação ontológica entre as pessoas e os animais.”
- “Num contexto cultural devidamente integrado, certas tradições [como a caça e as touradas] – ainda que possam chocar algumas pessoas – são admissíveis. É a minha posição.”
- “Não sou contra [a exibição de touradas na RTP].”
- “Desde que devidamente contextualizado [a transmissão de touradas pela RTP, televisão do Estado, expondo as crianças à violência contra os animais], não vejo nisso qualquer problema.”
- “A menos que esteja em causa a extinção de espécies, não acho mal [utilização de peles para confecção de vestuário].”
- “A dignidade humana é um valor superior ao da dignidade dos animais. O Homem é ontologicamente diferente dos restantes animais.”

A Associação Animal acrescenta Como é possível alguém poder pensar desta maneira nos dias de hoje?

Pergunto eu como é que se pode pensar que o Homem é ontologicamente do mesmo nível dos animais? Implica negar a nossa própria experiência.

Um abraço amigo

Pedro Aguiar Pinto

Do mesmo modo que aos apoiantes da Animal se sugere que enviem uma manifestação do seu repúdio, peço a todos os humanos que se reconhecem ontologicamente diferentes dos outros animais, que também se manifestem, enviando um e-mail de apoio ao bom senso de Paulo Rangel para os seguintes endereços de e-mail: psd@psd.pt; gp_psd@psd.parlamento.pt

Reacção a entrevista publicada sábado no semanário “Sol”

Associação repudia declarações de Paulo Rangel sobre direitos dos animais http://ultimahora.publico.clix.pt/includes/img/vazio.gif

27.10.2008 - 19h48 PÚBLICO

A Associação Animal repudiou hoje a visão do líder parlamentar do PSD sobre os direitos dos animais. Em comunicado, dizem que o social-democrata mostrou “um assustador trogloditismo pré-científico, racionalmente oco, socialmente atávico e politicamente irresponsável” na entrevista que deu este fim-de-semana ao semanário “Sol”.

Paulo Rangel defendeu, entre outras coisas, que não faz sentido haver um Dia do Cão ou um Dia dos Animais, argumentando que “um cão nunca deixa de ser um cão”. “Trocaria a vida do meu cão pela vida de qualquer pessoa em qualquer lado do mundo, mesmo não a conhecendo. Uma pessoa vale sempre mais do que um animal”, lê-se na entrevista.

Por outro lado, o líder parlamentar explica que considera que “os animais merecem protecção mas não são titulares de direitos” pois quem tem obrigação de os tratar bem é o ser humano. “Para mim essa é uma concepção errada [a de que os animais devem ter direitos]. Acho que só as pessoas devem ser titulares de direitos”. “Os animais [também sofrem], mas não sofrem como nós”, acrescentou.

O deputado afirmou, ainda, que algumas tradições como a caça ou as touradas “com determinadas características e determinados limites” são toleráveis por fazerem parte da cultura, bem como o uso de animais no fabrico de vestuário, desde que não estejam em perigo de extinção.

“Lado negro”

Na sequência destas declarações, a Animal considera que Paulo Rangel revelou um “desconcertante lado negro” e que “é absolutamente inacreditável, nos dias de hoje, que o líder parlamentar do segundo maior partido político português possa apresentar, da forma mais despudorada possível, uma visão tão medieval”.

Ainda de acordo com o comunicado emitido hoje, assinado pelo presidente da Animal, Miguel Moutinho, estas frases vêm “retirar ao líder parlamentar do PSD qualquer credibilidade que este pretendesse ter ou manter enquanto político ajustado aos tempos modernos. Com estas declarações, Paulo Rangel revelou-se uma espécie de Sarah Palin de Portugal”, assegura.

A Animal vai por isso promover um protesto online “massivo, nacional e internacional” que será, posteriormente, dirigido à líder do partido, Manuela Ferreira Leite e a Paulo Rangel “para que fique claro que declarações destas não são aceitáveis em instância alguma nem passam sem consequências, menos ainda quando são produzidas por responsáveis políticos que, antes de fazerem declarações públicas acerca de problemas eticamente relevantes, devem medir muito bem o que dizem, ainda que, e especialmente quando, padeçam de confusões morais graves”.

Com este protesto, a associação pretende mostrar que, a um ano de três importantes eleições (legislativas, autárquicas e europeias), a opinião dos políticos sobre os animais também conta na hora de votar, pelo que “ a presidente do PSD deve perceber isto e reflectir sobre quem tem a dirigir o seu grupo parlamentar”, afirma Miguel Moutinho.

Comentários

Anónimo disse…
Concordo com todas estas afirmações de Paulo Rangel. Lamento que a Associação Animal dê tanto valor aos bichos que se esqueça das pessoas, inclusive dos bébés por nascer...
Rodrigo Faria de Castro
Anónimo disse…
Subscrevo totalmente o anterior comentário.
Anónimo disse…
Qual o motivo pelo qual a grande maioria dos fervorosos e emocionados "abortistas" (perdão, os "pró-escolha") são também fervorosamente contra as touradas???
Anónimo disse…
V. Exªs, não é o amor ao animal q espuma ódio ao humano, pelo contrário, a maioria dos humanos espuma ódio e maldade pelos poros qdº olha p/ 1 animal, 1 pobre ser indefeso q n escolheu partilhar este mundo c/ os Alarves e as Bestas Humanas q por aí andam.

Aliás, o próprio Homem tem provado milhares de vezes q é desumano e cobarde pois se nem à sua própria espécie respeita e dignifica como é q há-de respeitar os outros seres? Pense nisso!

Saiba pois q n está em causa q gostar de animais implica odiar os humanos e vice-versa, o q está em causa é respeitar e amar os animais das maldades e crueldades humanas c/ q nos deparamos diáriamente! Afinal somos ou n somos todos humanos?
Parece q os animais conseguem ser + humanos q nós os humanos.

QUEM TEM AMOR PELOS ANIMAIS TAMBÉM TEM AMOR PELOS OUTROS HUMANOS. Porq razão as Associações Humanitárias e de Solidariedade Social n falam também dos Direitos e Defesa dos Animais? As v/ mentesv deturpadas é q criam discriminações e comparações estúpidas aonde n existem! Por favor!

Como diria Alexandre Herculano: "Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais."
"
... Por que deve o Homem considerar-se mais do que uma pequena parte de toda uma grandiosa criação?_John Muir

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António