Transladação dos restos mortais do Apóstolo de Fátima

Padre Manuel Nunes Formigão
Co-Fundador da Associação dos Servitas de Fátima
com o Bispo D. José Alves Correia da Silva, Bispo de Leiria

O padre Manuel Nunes Formigão nasceu em Tomar, a 1 de janeiro de 1883 e aos 12 anos entrou no Seminário Patriarcal em Santarém, onde realizou os estudos eclesiásticos, findos os quais, “tendo em conta a sua sagacidade intelectual e grande vida de piedade, foi enviado para Roma, onde obteve o grau académico de Doutor em Teologia e Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Gregoriana”, refere uma nota biográfica enviada à Agência ECCLESIA.

A 13 setembro de 1917 foi pela primeira vez à Cova da Iria, como simples curioso e “profundamente cético relativamente aos factos que se diziam ali estarem a acontecer”. Não se aproximou do local das aparições e saiu de Fátima ainda “mais cético, pois não presenciou nada de invulgar, apenas notando a diminuição da luz solar por altura das supostas aparições, mas facto que não deu qualquer importância”.
No entanto voltou a Fátima, em concreto a Aljustrel, no dia 27 desse mesmo mês a fim de interrogar, em separado, os três videntes.

A este interrogatório sucederam-se outros nas semanas seguintes, nomeadamente o efetuado no dia 13 de outubro, horas depois da última aparição e depois de ter sido testemunha, juntamente com mais de 60.000 pessoas ao assombroso fenómeno solar, que o povo apelidou como “Milagre do Sol”.

O servo de Deus faleceu em Fátima, a 30 de Janeiro de 1958 e no ano 2000 a Conferência Episcopal Portuguesa concedeu a anuência para a introdução da causa de Beatificação e Canonização do Apóstolo de Fátima.


Fundação da Associação dos Servitas de Fátima

Carta de D. José Alves Correia da Silva, Bispo de Leiria para o Dr. Manuel Nunes Formigão:


 Leiria 2 de junho de 1924

Exmo. e Revmo. Senhor Padre Formigão

No próximo dia 12 irei, se Deus quizer, à Cova da Iria tratar das obras e ainda desejava reunir um grupo de pessoas dedicadas para a creação d`uma Associação similhante à dos Brancardieres ou Hospitaleiros de Lourdes.
Escolhi esse dia por me parecer ser mais conveniente a V.Exª., pois muito desejava vê-lo lá acompanhado das pessoas que entender bem.
Com toda a consideração me subscrevo.
De V.Excia.
Servo em JC
+ José, Bispo de Leiria


E assim, em 14 de Junho de 1924, depois da Missa celebrada na Capelinha pelo Padre Formigão, o Senhor Bispo D. José Alves Correia da Silva fundou a “Associação do Servos de Nossa Senhora do Rosário da Fátima.



28 DE JANEIRO
Transladação dos restos mortais do Padre Manuel Nunes Formigão

A cerimónia de trasladação dos restos mortais do Padre Manuel Nunes Formigão, do cemitério de Fátima para um mausoléu construído na Casa de Nossa Senhora das Dores, vai realizar-se a 28 de Janeiro.

A celebração de trasladação do «Apóstolo de Fátima», como é conhecido o servo de Deus, padre Manuel Nunes Formigão, começa às 10:00 com a concentração na Rua Francisco Marto, 203 e saída para o cemitério da Freguesia de Fátima.
Pelas 11:00 celebra-se a eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade - Santuário de Fátima, seguindo-se cortejo para o Mausoléu - Casa Senhora das Dores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António