Ele é um terrorista islâmico?

JOSÉ MARIA C.S. ANDRÉ    01.01.16    Correio dos Açores,  Verdadeiro Olhar,  ABC Portuguese Canadian Newspaper,  Spe Deus, Clarim, O Alcoa

O Vasco Mina mostrou-me um «chat» em que participa, no «Whatsapp».
Luísa: Vai chegar, no dia 20, uma família da Síria. Temos uma casa que nos foi cedida e precisamos ainda de candeeiros, talheres, cesto e tabuleiro para roupa, aspirador, utensílios de cozinha, caixas para arroz e massa, balde com esfregona,…
Antónia: Ofereço os candeeiros. Onde se entrega?
Marta: Tenho cestos de roupa cá em casa. Ofereço. 
Jaime: Dou o aspirador.
Teresa: Luísa, tenho imensa roupa das miúdas. Será que vão necessitar?
O diálogo continuou até que, no passado dia 20, chegaram os sírios. Esqueléticos, fugidos de um país destruído pela guerra, depois de uma evasão perigosa e de uma escala num campo de refugiados na Grécia. Claro que não falam português, nem têm as vacinas em dia, nem trazem bagagem.
O Vasco acabou por partilhar no seu blogue o início de conversa que transcrevi no início e – surpresa! – só apareceram críticas na caixa de comentários. Parece que o encontro com novas culturas gera pânico.
No entanto, o momento mais alto da história portuguesa foi quando nos enchemos de coragem e demos novos mundos ao mundo. Os nossos antepassados ultrapassaram os Adamastores do oceano e abriram-se à riqueza humana espalhada pela Terra. No meio de generosidade e fraquezas, deslumbraram-se com a vida humana que brilha no rosto escuro dos africanos, nos olhos fechados dos chineses, na pele cobre dos indianos...
«Descobrimentos» é o nome desse período áureo. Também foi tempo de incerteza, de susto, de sofrimento e de saudades, de negócio e de curiosidade, e de enamoramento, de fidelidade e de traição. A aventura humana inclui todas as facetas.
Largar amarras. «Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho!» – disse Cristo. O grande problema é a incerteza da relação humana. Como reagem aqueles de quem nos aproximamos? Uns agradecem, outros rejeitam-nos. Uns convertem-se, outros vingam-se do bem que procuramos fazer. A experiência remonta ao primeiro Natal: uns adoram o Menino, outros procuram matá-Lo. Já o Profeta Simeão dizia que Ele ia ser «sinal de contradição». 
A vida é contraditória. Os que conhecemos enganam-nos e quantas vezes os que vêm de longe nos compreendem melhor!
Por exemplo, a Direcção do Mosteiro de Alcobaça proíbe actividades religiosas e organiza desfiles de moda; opõe-se a que haja um ambiente recolhido junto do Sacrário; expõe imagens de Nossa Senhora viradas para a parede, em trajes ridículos; patrocina no espaço da igreja performances com pouco decoro. Porquê? Não são portugueses como nós?
Certa vez, perguntava a mim mesmo se devia protestar mais energicamente contra dois professores da universidade que se excediam em insultos contra Deus. Momentos depois, já só estávamos os três, contaram-me as circunstâncias pessoais: um deles era neto de um padre, o outro era filho de um padre.
É difícil imaginar o que se esconde na história de cada pessoa e injusto presumir quem vai reagir mal. O que move certas autoridades do nosso país? Quais são as intenções dos refugiados que chegam à Europa?
Recentemente, numa audiência de quarta-feira, o Papa Francisco contou uma história passada em Roma. «Um refugiado tentava orientar-se nas ruas e uma senhora aproximou-se: «Procura algo?». O refugiado, que estava descalço, explicou: “Quero ir à basílica de São Pedro, para ganhar o Jubileu”. A senhora pensou: “Sem sapatos, como é que este homem lá chega?”. E mandou parar um táxi. O refugiado cheirava mal e o taxista não estava muito disposto a deixá-lo entrar; no final aceitou. No percurso, a senhora fez perguntas (...). O homem narrou a sua história de dor, de guerra, de fome e a razão de ter fugido da sua pátria (...). Quando chegaram, a senhora abriu a mala para pagar mas o taxista, que no início não queria que o imigrante entrasse, porque cheirava mal, insistiu: “Não, minha senhora, sou eu que devo pagar-lhe porque me fez ouvir uma história que mudou o meu coração”. Esta senhora conhecia o sofrimento dos imigrantes, porque tem sangue arménio e sabe o que o seu povo padeceu. Quando fazemos algo deste tipo, no início recusamo-nos, porque nos incomoda um pouco, “cheira mal!”. Mas, no final, a história perfuma-nos a alma e faz-nos mudar. Pensai nesta história e pensemos no que podemos fazer pelos refugiados».
Como é que Nossa Senhora, S. José e o Menino reagiriam, se estivessem no meu lugar?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António