Pão por Deus ou Halloween?

Em véspera de Todos-os-Santos, (All Hallows Eve, de onde derivou Halloween) vale a pena pensar no modo como educamos as nossas crianças, cedendo à globalização dos costumes e perdendo em troca a função educativa das nossas tradições.
Em Pão por Deus ficamos a saber a história desta antiga tradição portuguesa que nalgumas paróquias foi retomada com um novo e solidário significado.
Nos Açores, o bispo de Angra do Heroísmo, preocupado com a circunstância do dia de Todos os Santos, sendo dia de preceito, não ser dia feriado, apela a que se mantenha esta tradição
Recordo, a propósito posts antigos do Povo onde se reflecte sobre esta descristianização subtil e aparentemente inocente em que vamos caindo, substituindo hábitos cristãos por folias pagãs:

Europa trocou crucifixos por abóboras Cardeal Tarcísio Bertone
Halloween Aura Miguel
Noite das bruxas Aura Miguel
Últimos dias para:
Assinar a iniciativa europeia de cidadãos: One of us
___________________
___________________
Afinal sempre saiu o Guião para a Reforma do Estado
________________________
Meter a colher João Miguel Tavares
___________________
Quase a chegar ao fim da campanha de angariação de subscritores esta iniciativa de cidadãos europeus já reuniu mais de milhão e meio de assinaturas. Em Portugal o nº de assinaturas conseguidas foi 3 x mais do que o estipulado inicialmente (e ainda faltam dois dias)
Neste Natal... proposta para as suas compras de Natal!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António