CAMINHADA pela VIDA e pela FAMÍLIA

Isilda Pegado
Voz da Verdade, 13-10-2013

1 – Foi no passado sábado (5 de Outubro), numa tarde cheia de sol, que mais de duas mil pessoas desceram a Avenida da Liberdade e se concentraram no Rossio, num gesto público de afirmação da Família como elemento estruturante de uma sociedade, e o Direito à Vida como o primeiro dos Direitos Fundamentais.
Foi, à nossa medida, um mar de gente que encheu a Avenida e o Rossio. Famílias inteiras, carrinhos de bebé, muitos jovens, doentes, todos cantavam com alegria "Anda, vale a pena viver".
Foram distribuídas 2 000 bandeirolas (pequenas) brancas, que se agitavam no ar e faziam uma onda de cor e serenidade que nos emocionava.
2 – O tema era a Iniciativa Europeia "Um de Nós", cujo logótipo está já identificado como o símbolo da unidade europeia em torno da defesa da vida.
Por todo o mundo se fazem estas "caminhadas" em defesa da Família contra a voragem destruidora promovida pelas ideologias instaladas no Poder, que cada vez mais apostam no homem individualista e sozinho. Esse homem, entregue a si próprio e às suas circunstâncias, torna-se assim cada vez mais vulnerável ao Poder.
3 – O final do século XX, que tanto falou em solidariedade, pugnou por um "modus vivendi" em que o "eu" é a medida de todas as coisas. A entrega, abnegação, oferta, e em última instância a caridade são palavras proibidas (e até ridicularizadas). A "solidariedade" é politicamente correcta porque é a relação do Estado com o "eu", que lhe estende a mão, para pedir dinheiro (subsídio, emprego, assistência, educação para os filhos, etc., etc.)… e por isso o homem está cada vez mais vulnerável.
4 – Ousar romper esta cadeia e sair à rua para dizer "eu vivo numa família e com uma família" é um acto de civilização e mudança histórica que certamente dará frutos. Um agradecimento muito especial a todos o que construíram esta Caminhada e que ano a ano marcam pontos.
5 - Saímos à rua por cada "UM DE NÓS". Todos fomos embrião humano. Todos temos fases de maior debilidade. Afirmar a dignidade absoluta e universal do ser humano é um imperativo.
Dizemos que o homem se realiza na Família e para a Família. É na Família e que homem encontra a expressão dos mais profundos desejos do seu coração como seja o de se perpetuar através dos filhos, que gera, e vai criando, numa unidade intrínseca entre Família e Vida, feita de coisas simples e belas, árduas e dolorosas, vertiginosas ou corriqueiras, mas sempre a apontar para um fim que não se esgota no acto, e que tem uma razão última.
6 – Por isso, olhar à nossa volta e ver, tocar, abraçar tantos cujo coração pede esta forma natural de vida, tal como nós, é Bom. Estar na Caminhada é Bom.
A promessa está feita. Todos os anos, no primeiro sábado do mês de Outubro, juntamo-nos na Avenida da Liberdade para descer até ao Rossio, na CAMINHADA por cada "UM DE NÓS".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António