Duas ou três coisas para ficar a pensar em 2013

José Manuel Fernandes
Público, 28/12/2012

Se os povos europeus não se comportam como um só povo, como se pode querer criar um super-Estado?

Se alguma coisa mostrou o episódio Baptista da Silva é que gostamos de nos enganar a nós mesmos. E um dos logros onde mais gostamos de navegar é aquele que nos diz necessitarmos de "mais Europa" mesmo quando barafustamos com a Europa que temos. É mesmo um dos muitos paradoxos de que se alimenta o debate público. Por um lado, protesta-se contra a falta de soberania associada a termos de obedecer ao BCE, à CE e ao FMI, e reivindica-se a devolução aos portugueses do poder de decidirem sobre as suas leis e os seus orçamentos. Por outro lado, defende-se mais integração europeia, um maior orçamento comunitário e uma Europa mais solidária (um eufemismo para uma Europa que nos envie mais dinheiro). Queremos comer o bolo e queremos ficar com o bolo intacto, pelo que acreditamos no primeiro charlatão que nos diz que isso é possível. É triste mas é assim.
Tomemos um exemplo simples. Numa república federal como os Estados Unidos, todos os anos 3% da população muda de estado e isso é visto como um sinal de dinamismo económico e de mobilidade social. Em Portugal, ao mesmo tempo que se sonha com uma Europa tão federal como os States, choram-se todos os dias os números da emigração. Contudo, se tivéssemos números semelhantes aos americanos, isso significaria que sairiam, só para outros países da UE, 300 mil portugueses por ano, e chegariam outros tantos europeus. Todos os anos, sem parar. Morreríamos de susto e de inaptidão, apesar da nossa lendária capacidade para adoptarmos novas terras e novas gentes.
Transformar a Europa numa federação de estados, como defende à boca pequena a maior parte da elite portuguesa - políticos, empresários, académicos -, não é, com efeito, um mero passe de mágica destinado apenas a permitir que os países ricos paguem aos pobres em nome da "coesão" e da "solidariedade". Será sempre uma transformação profunda que colocará dilemas para os quais não estamos preparados - como esse de mudarmos de estado com a mesma facilidade com que muda um americano. Alguns dirão que não é necessário nem possível ir tão longe, pois é outra a tradição das nações europeias. É verdade. Mas então, se é outra a tradição das nações europeias, como é então possível criar essa nova grande nação destinada a substituí-las? Se não acreditamos ser possível - por razões culturais, por razões linguísticas - imaginar um espaço comum onde a circulação de pessoas entre Lisboa e Berlim, ou Nice e Talin, seja tão natural como é hoje entre Bragança e o Porto, ou entre Sevilha e Barcelona, então como podemos falar de uma cidadania única capaz de suportar uma real democracia europeia? Há quem acredite que esse problema da "democracia europeia" se começa a resolver no dia em que se passarmos a eleger o presidente da Comissão Europeia, sobretudo se obrigarmos os candidatos a fazerem campanha nos 27 países da União. Eu rio-me e só peço que me respondam a uma pergunta: se assim for, em que língua serão os debates entre os candidatos? E vão passar em que canal de televisão? Na Euronews?
Eu sei que perguntas como estas são inconvenientes. É melhor, é mais popular, anunciar uma "grande visão" e pedir aos nossos dirigentes para terem um discurso europeu redentor. Se a nossa pequenez já nos empurrava para fora, o atavismo das elites agarra-se agora à única tábua de salvação que vislumbram para a sua inércia, uma qualquer solução vinda de Bruxelas ou, sobretudo, de Berlim. A porta por onde nos entrou Baptista da Silva é a mesma porta por onde circulam todas as ilusões, e a maior de todas é precisamente essa, a "europeia". Há muitos anos que não têm faltado as vozes a denunciarem essa "grande ilusão" - entre as quais destaco a de Tony Judt, num ensaio intitulado precisamente A Grande Ilusão -, mas os alertas têm caído em orelhas moucas.
Há mais de 60 anos, pelo menos desde o discurso de 1952 de Jean Monnet em Washington sobre os Estados Unidos da Europa, que gerações de líderes e burocratas europeus tentam criar um super-Estado em nome de um objectivo louvável - a manutenção da paz na Europa, um continente mil vezes devastado pela guerra - e de um sonho irrealizável - a criação de uma nova superpotência. Acontece porém que a Europa não necessita de ser um super-Estado federal para viver em paz, ao mesmo tempo que a sua centralização e uniformização conduzem mais depressa ao seu declínio do que ao seu triunfo.
A actual crise está a servir, de novo, para fazer avançar a agenda federal. Tem sido em seu nome que se tem exigido um aumento dos recursos administrados por Bruxelas, como se não fossem gritantes os desperdícios, os luxos e as inanidades. Tem sido também em seu nome que se tem defendido, ou se tem aceitado, novas transferências de soberania (ainda esta semana o favorito às eleições italianas veio dizer que não se importava de passar para Bruxelas poderes orçamentais que hoje estão em Roma). No fundo tem-se seguido o "método Monnet": face a uma realidade económica difícil, convencem-se os decisores políticos a aceitar novas reformas integradoras. Os federalistas acolhem-nas de braços abertos, mas quem olha com um pouco de frieza e de perspectiva histórica para a realidade vai ficando cada vez mais aterrado.
No próximo ano, a zona euro vai andar a discutir a criação de uma espécie de ministro das Finanças com poderes especiais de supervisão sobre os Estados. Compreende-se porquê: os países que contribuem mais para o orçamento comunitário e para os fundos de resgate não querem passar um cheque em branco e exigem ver as contas e os planos dos países que recebem mais ajudas. Já os países que estão aflitos, estes só desejam ver a cor do cheque e não se importam de transferir para fora de fronteiras poderes tidos por soberanos. Comprometem assim a sua liberdade de decisão futura no altar das dívidas de hoje. E ainda festejam.
Durante muito tempo, os povos europeus foram aceitando sem grandes estados de alma esta evolução centralizadora, pois sempre associaram a integração europeia a mais prosperidade económica e mais conforto nas deslocações do dia-a-dia. Ainda rangeram os dentes aqui e além em alguns referendos, mas a coisa foi andando. Agora já não é assim, nem voltará a ser assim. A Europa entrou num período de baixo crescimento económico sem fim à vista e os "visionários" europeus já não fazem avançar os seus projectos com base na promessa do bem-estar eterno. Pelo contrário, vivemos tempos de ressentimento. É por isso que uma das preocupações dos dirigentes europeus é conseguirem alterar os tratados e, sobretudo, os equilíbrios de poder, esvaziando ainda mais de competências os parlamentos nacionais, mas sem para tal terem de consultar os eleitorados. A Europa nunca foi muito democrática, mas agora já nem se tenta disfarçar. Os referendos tornaram-se um tema tabu.
É por isso que, no meio de tudo isto, acabo por simpatizar mais com Angela Merkel do com os seus detractores, pois agradeço-lhe sinceramente a falta de "visão" que lhe criticam. Ainda recentemente, a Der Spiegel sublinhava esta sua característica, mas de uma forma elogiosa que eu subscrevo. Recordando Popper - que Merkel às vezes cita -, a revista lembrava que este defendia que em política se devia avançar por pequenos passos, susceptíveis de serem corrigidos ou mesmo de se voltar atrás. Penso o mesmo, mesmo sabendo que em Portugal campeiam os que só aceitariam uma liderança alemã se esta fosse ao mesmo tempo federalista (o que esta é, mas moderadamente e sem "visões") e mãos largas.
Não se fica rico falsificando notas como Alves dos Reis, não se fica famoso fabricando um cartão-de-visita da ONU como Baptista da Silva, e não deixaremos de ser um país aflito se aceitarmos novas transferências. Apenas trocaremos um momento de ilusão por uma perda de liberdade sem retorno. Pensem nisso em 2013.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António