A lição de Steve Jobs aos pais: “Os meus filhos não usam iPad”

Hugo Tavares da Silva | 12/9/2014, OBSERVADOR

O antigo CEO da Apple disse ao New York Times, em 2010, que o uso de tecnologia por parte dos filhos era limitado. Mas há mais casos de CEOs de empresas de tecnologias com regras apertadas.
É inevitável: quando pensamos na casa de Steve Jobs, o génio criador da Apple, imaginamos iPads e iPods a perder de vista. Uns para usar, outros como meros objetos de decoração e ainda uns quantos a correr pela casa num desvario total — ok, esta última foi exagero. A verdade é que nunca foi assim, conta o New York Times. Porquê? "Limitamos a tecnologia que os nossos filhos usam em casa", disse Jobs, em 2010.
O antigo CEO da Apple tinha o hábito de ligar para os jornalistas, fosse para elogiar ou para "morder os calcanhares" por alguma crítica. E foi assim que se ficou a saber que a tecnologia era limitada para a criançada. O jornalista criticou num texto o facto de o iPad não suportar vídeos com Flash. Jobs ligou-lhe, pois claro. O autor da crítica tentou então desbloquear a conversa e perguntou se os filhos de Jobs estavam deliciados com o iPad. "Eles nunca o usaram", respondeu o criador do aparelho.
Aqui está um murro no estômago para todos os pais que deixam os mais pequenos usarem e abusarem daquele dispositivo, certo? Mas há mais. O texto do NYT dá conta de mais CEO's associados à tecnologia que recorrem ao mesmo tipo de regras. Chris Anderson, o antigo editor da Wired e agora CEO da 3D Robotics, um fabricante de drones, é outro exemplo.
"Os meus filhos acusam-me a mim e à minha mulher de sermos fascistas e demasiados preocupados com a tecnologia", disse, sobre os cinco filhos, com idades compreendidas entre os seis e 17. "[Fazemos isto] porque vimos os perigos da tecnologia em primeira mão. Eu vi-o em mim, eu não quero que aconteça o mesmo com os meus filhos". Os perigos de que Anderson fala estão associados a pornografia e bullying por parte de outras crianças ou adolescentes. O receio de que fiquem viciados é outro motivo.
Alex Constantinople, a CEO da OutCast Agency, uma empresa de tecnologia direcionada para a comunicação e marketing, contou que o seu filho de cinco anos não está autorizado a mexer em gadgets durante a semana. Já os outros filhos, de dez e 13, podem brincar com o aparelho mas apenas 30 minutos por dia.
Aos fins de semana o caso muda de figura. Estes pais permitem que os filhos usem o iPad e smartphones entre meia hora e duas horas. Os mais velhos, de dez a 14 anos, têm a permissão para usar o computador à noite em tempo de aulas, mas apenas para fazer trabalhos de casa.
"Nós temos a regra de não haver ecrãs durante a semana", disse Lesley Gold, a fundadora e CEO da SutherlandGold Group, uma empresa tecnológica para relações públicas. "Mas há que fazer cedências à medida que eles crescem e precisam de um computador para a escola."
Ali Partovi, o fundador da iLike e conselheiro do Facebook, Dropbox e Zappos, diz que deveria haver uma distinção clara entre passar tempo a "consumir" — a ver vídeos do YouTube ou a jogar — e a "criar" nesses aparelhos. "Assim como eu não sonharia limitar a quantidade de tempo que uma criança pode passar com os seus pincéis, ou a tocar piano, ou a escrever, considero absurdo que se limite o tempo que ela passa a criar arte no computador, editar vídeo ou a programar", explicou.
Dick Costolo, CEO do Twitter, tem outra forma de operar: os dois filhos adolescentes podem usar os gadgets o tempo que quiserem desde que estejam na sala. "Quando eu estava na Universidade do Michigan havia um rapaz que viva no quarto ao lado do meu e que tinha latas e latas de Coca-Cola e de outros refrigerantes", começou por contar. "Mais tarde soube que era porque os pais dele nunca o deixaram beber refrigerantes enquanto ele crescia. Se não permites que os teus filhos tenham alguma exposição a estas coisas, que tipo de problemas poderão ter mais tarde?", questionou.
Depois destas informações todas, o autor do artigo ficou curioso sobre o que fariam os filhos de Steve Jobs, já que não usavam os aparelhos que o pai criara. A resposta chegou por Walter Isaacson, o autor do livro "Steve Jobs", que passou muito tempo com ele. "Todas as noites o Steve fazia questão de jantar na mesa grande na cozinha deles, a discutir livros e história e uma variedade de coisas", contou ao NYT. "Ninguém sacou de um iPad ou computador. Os miúdos não pareciam estar viciados, de todo, àqueles aparelhos."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António