“UM DE NÓS” – Um grande Movimento Europeu pela Vida e pela Família

Isilda Pegado
Voz da Verdade, 21.07.2013
Por toda a Europa está a correr a Iniciativa Europeia de Cidadãos – "UM DE NÓS". Em Portugal está a ser assinada no site www.umdenos.org, nas Paróquias e junto de grupos de cidadãos.
Pretende-se que a União Europeia em todos os programas, acordos, iniciativas e financiamentos respeite a Vida Humana desde a concepção até à morte natural. Por isso, é a vida de cada um de nós que está em causa. Porque se deseja uma Europa mais humana, mais próspera e mais capaz de vencer esta crise em que está mergulhada.  
No passado mês de Junho em Roma no âmbito do Ano de Fé, o Papa convocou os Movimentos pela Vida para as "Jornadas do Evangelho da Vida". Onde estivemos presente. Como foi dito, a Fé implica sempre o reconhecimento da vida. Jesus disse: "Eu vim para que tenhais Vida, e a tenham em abundância". Por isso, para além das catequeses feitas em vários pontos da cidade de Roma, e dos gestos de oração, foi a missa do Papa, na Praça de São Pedro, o momento alto desta consciência de que há um Povo que luta pela defesa da Vida e da Família.
A par dos trabalhos promovidos pelas Jornadas, realizou-se ainda a primeira Assembleia Geral dos líderes dos movimentos que nos 27 países da União fazem e promovem a recolha de assinaturas do "UM DE NÓS".
Durante aquela tarde, em que 27 delegações nacionais (5 minutos para cada) retrataram o que está a acontecer no seu País, ficamos com a convicção de que há um grande movimento Pro-vida e Família em toda a Europa. Há uma unidade que se palpa, que se constrói e se sente. As dificuldades são comuns, os caminhos diferentes, mas o objectivo é o mesmo. Foi a confirmação de que vale a pena o trabalho, a entrega, de que há muito a fazer e de que o nosso tempo é um desafio constante.
Recordo, por exemplo, a alegria do representante da Holanda, onde "UM DE NÓS" é um sucesso graças à unidade que se gerou entre católicos e protestantes. Porque verdadeiramente a defesa da vida é uma questão ecuménica. Ou, a garbosa Polónia que demonstrava, com números, gráficos e folhetos a drástica redução do número de abortos, desde que a lei o proibiu, dizendo também que a par da lei continua a ser necessária nas escolas, nas catequeses, nos media, uma cultura de Vida.
Sendo o objectivo, recolher em toda a Europa, um milhão de assinaturas para a iniciativa "UM DE NÓS", até Outubro de 2013, torna-se cada vez mais exigente o nosso empenho em Portugal (30.000 assinaturas). A dinâmica que se está a gerar levou a que alguns perguntassem já – e depois do um milhão? Isto é, há a clara consciência de que este trabalho é para continuar em unidade por toda a Europa. A cultura da Vida e do Amor encontra agora um novo rumo. O logótipo encontrado é muito feliz por mostrar que esta questão não é apenas de defesa do embrião, de combate ao aborto ou à eutanásia, mas é para defesa de cada "UM DE NÓS".
Defender a Vida e a Família não é uma ideologia, mas é uma exigência carnal. O relativismo e as opções contra a Vida e a Família destroem, anulam, vitimizam e levam ao desânimo e à violência dos homens. 
O egoísmo, o hedonismo e o relativismo que imperam nas nossas legislações atiram a Europa para a crise, a destruição e a incapacidade.
Contudo, há uma vontade determinada por homens e mulheres, com grande letícia, saber e verdade que deseja construir uma cultura de Vida, Amor e Esperança para a Europa e para o Mundo.
Para cada "UM DE NÓS"!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António