Carta do Presidente de Comunhão e Libertação na conclusão do Sínodo dos Bispos


Milão, 3 de Novembro de 2008

Caros amigos,

A participação no Sínodo dos Bispos, que como bem sabeis tinha por tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, significou para mim uma tomada de consciência mais aguda da nossa responsabilidade na Igreja e no mundo. Antes de mais por tudo o que surgiu durante os trabalhos sinodais: ou seja, que a Palavra de Deus é um “acontecimento” – Jesus Cristo –, que continua a estar presente na história através da
vida da Igreja. Por isto a relação com a tradição viva na Igreja faz com que nos identifiquemos com a novidade testemunhada pelo texto bíblico e faz-nos fazer a mesma experiência daqueles que embateram em Jesus. Assim todos os irmãos homens podem descobrir, como disse o Papa no início do Sínodo, «o presente no passado, o Espírito Santo que nos fala hoje nas palavras do passado». A Exortação apostólica pós-sinodal oferecerá
a indicação da estrada para a nossa fé e como tal todos a esperamos.
Precisamente pela força da acção do Espírito na sua Santa Igreja torna-se necessária para todos nós uma maior consciência. Vivi o facto de ter sido nomeado por Bento XVI como Padre Sinodal como um sinal da estima pela nosso movimento, mas sobretudo como um apelo a dar o nosso contributo à vida da Igreja. Tal apelo, depois, foi confirmado pela eleição como relator. Isto significou ser porta-voz do grupo de língua espanhola e, sobretudo, implicou um maior envolvimento nos trabalhos sinodais, colaborando directamente com o relator geral a dar forma às Proposições finais. Tantos se aproximaram de mim nos dias passados juntos, movidos por um interesse ou simpatia pela nossa experiência.
Tudo isto suscitou em mim o desejo de vos escrever para partilhar convosco a experiência que vivi – porque também vos diz respeito –, que me levou a reler a nossa história para identificar o passo que, na minha opinião, nos é pedido. Eu identifico muito sumariamente três fases na nossa história:
1ª fase: o início. O nascimento do movimento pode ser caracterizado pelas mesmas dinâmicas que acontecem quando a irrupção do Espírito na história suscita um carisma para o bem da Igreja. Como toda a iniciativa do Espírito, também não foi sem incompreensões e até hostilidade que o nosso carisma foi acolhido, porque não podia ser de algum modo reconduzido a esquemas já estabelecidos. Mas nem sempre toda a labuta destes anos se ficou a dever à resistência natural que a novidade do Espírito encontra sempre. Foi devida também à nossa imaturidade, que só a força educativa de don Giussani nos consentiu corrigir e superar. A paciência da Igreja connosco foi um sinal da sua maternidade.
2ª fase: o reconhecimento. O fim do pontificado de Paulo VI e o pontificado de João Paulo II significaram para o nosso movimento o reconhecimento autorizado e o pleno acolhimento na vida da Igreja, cuja expressão inesquecível permanece o encontro de 24 deMarço de 2007 na Praça de S. Pedro com Bento XVI. Encontramos uma posterior confirmação disto nos sinais de estima e de interesse manifestados por muitos no Sínodo. Por isto, somos chamados a aprofundar a auto consciência da nossa experiência.
3ª fase: o carisma para a Igreja e para o mundo. Hoje somos chamados a termos mais consciência da finalidade pela qual o Espírito deu um carisma a don Giussani: contribuir, com todos os baptizados para a construção e a renovação da Igreja para o bem do mundo. Seguindo o Seu método habitual, Deus dá a graça a um, para que através dele chegue a todos. E nós seríamos infiéis à natureza do nosso carisma, se o dom recebido não fosse partilhado com todos, dentro e fora da Igreja. Por isso cada um deve verificar como pode contribuir na própria circunstância para o bem da Igreja. Existem muitos ambientes onde muitos de nós já tornam Cristo presente com uma liberdade e uma audácia que surpreende. Esta nossa presença nos lugares reais onde se desenvolve a vida dos homens não deve em nada diminuir. Ao mesmo tempo, às vezes é-nos pedido para colaborar também no interior da Igreja. São tantos os que desde há muito dão este contributo – como catequistas nas paróquias, através das caritativas e outras formas de colaboração – que nos deverá encontrar cada vez mais disponíveis cada vez que a nossa presença seja pedida e acolhida. Certamente este contributo não pode ser senão segundo a natureza do nosso carisma, que tem no testemunho a sua expressão completa.
Estou convencido que este passo que nos é pedido pelo Espírito nos levará sempre mais ao coração do mistério de Cristo, de tal modo que o possamos testemunhar onde quer que seja, mesmo através da nossa fragilidade.


Unidos na aventura,
Padre Julián Carrón

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António