O Evangelho segundo Giotto

O Colégio de S. Tomás promove de 15 de Novembro até ao próximo dia 31 de Janeiro uma exposição da reprodução fotográfica (escala 1:4) dos frescos da Capela dos Scrovegni. A inauguração da exposição terá lugar na manhã do próximo sábado, e serão levadas a cabo duas representações (10:00H e 12:00H) da peça de teatro “Giotto: o homem que pinta o céu” de Davide Rondoni.

Pintado no início do século XIV, “O Evangelho segundo Giotto”, faculta uma experiência de beleza inteligente. Causa, em primeiro lugar, uma enorme admiração e espanto, pela harmonia das cores, a delicadeza das fisionomias, o equilíbrio dos gestos, a variedade dos padrões. Depois convida a seguir um encadeamento de factos: trata-se de uma banda desenhada sobre a vida de Nossa Senhora e de Jesus. Finalmente, como todas as histórias bem contadas, gera uma infinidade de perguntas e de interpretações, de nexos e sugestões.

É, portanto, uma verdadeira experiência de aprendizagem em que os protagonistas, visitantes e guias, se envolvem numa estima recíproca provocada pelo interesse comum pela obra-prima. O Colégio de S. Tomás aposta, por isso, em visitas guiadas para grupos de pessoas de todas as idades, sedentas de conhecimento e acção, que procurem não um momento de erudição fria, mas uma ocasião de encanto, observação e raciocínio.

As pistas didácticas levantadas são inúmeras, desde a simples contemplação, ao trabalho nos ateliers de frescos medievais, desde a audição de música da época, ao estudo do contexto cultural e literário em que o artista cresceu. Ao longo do período em que a exposição está patente ao público decorre em paralelo no Colégio de São Tomás – Conchas um conjunto de eventos cujo programa se segue:

EXPOSIÇÃO – 15 de Novembro de 2008 a 31 de Janeiro de 2009

Reprodução fotográfica dos frescos da capela dos Scrovegni (35 paineis à escala de 1:4) patente na Capela do Colégio de São Tomás – Conchas. Visitas sob marcação (secretaria.giotto@gmail.com; http://www.colegiodestomas.com/; 931 478 998; 931 479 000)

PEÇA DE TEATRO - 15 de Novembro de 2008 às 10:00H e às 12:00H

"Giotto: o homem que pinta o céuA peça de Davide Rondoni (estreada no ano 2000 em Florença e ainda hoje representada em toda a Itália), terá como actores os alunos do 11º Ano do Colégio de São Tomás e destina-se sobretudo a crianças dos 5 aos 10 anos. (Bilhetes à venda na secretaria do colégio e no local do espectáculo).

LABORATÓRIOS ARTÍSTICOS - 15 de Novembro de 2008 a 31 de Janeiro de 2009

Ateliers de pintura e artes plásticas onde os alunos do pré-escolar até ao 12º ano reproduzem as imagens vistas ou as técnicas de preparação de frescos. (Participação sob marcação:secretaria.giotto@gmail.com; http://www.colegiodestomas.com/; 931 478 998; 931 479 000)

CONFERÊNCIA - 12 de Dezembro de 2008 às 21:30H

“Giotto e Dante uma concepção do saber aberta ao mundo” destinada a alunos do secundário e adultos.

Entrada livre.

CONCERTO - 15 de Janeiro de 2009 às 21:30H

“Música do tempo de Giotto”, interpretação levada a cabo por alunos do colégio de São Tomás inseridos num grupo de artistas profissionais. (bilhetes à venda na secretaria e no local do concerto).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António