Foi… na Caminhada pela Vida

Isilda Pegado
Voz da Verdade 2014.10.10

Leonor, de "Paez" (alpercatas) nos pés, saltitava e com passo ligeiro ia do passeio direito ao esquerdo da Rua da Misericórdia a cumprir a tarefa que lhe tinham destinado – distribuir os folhetos das "Vinhas de Raquel". Com ela, as três amigas. E, tantos eram os amigos que ia encontrando. Até o "João", lá estava…
Entre os gritos de ordem "Mais aborto não!", "Porquê? Porquê? Se já bate um coração…" a Leonor balouçava os longos cabelos castanhos, numa alegria de quem está "entre os seus". Às vezes passava pelo "João" que segurava um cartaz.
Abordava quem ao longo da rua parava a olhar as centenas e centenas de pessoas que iam gritando palavras a favor da Vida, da Família e que se dirigiam a São Bento. Os cartazes (muitos) tinham mensagens lapidares "O aborto mata Portugal".
Quando chegou a São Pedro de Alcântara, ali mesmo junto ao elevador, a Leonor entregou a uma senhora de azul mais um folheto "Posso dar-lhe?" e a senhora segurou no pequeno papel, olhou e repetiu em voz alta a frase nele escrita: "ninguém esquece um filho que não nasceu". Quando os olhos da Leonor embateram nos olhos da senhora de azul, esta já os tinha cheios de lágrimas. A Leonor ficou atrapalhada, não sabia o que dizer… Após o silêncio, a senhora de azul perguntou "posso levar mais alguns folhetos?". E a Leonor, ainda muda, entregou-lhe vários. "Obrigado!" "Obrigado!".
A Leonor tem 16 anos e não percebeu bem o que tinha acontecido. Virou-se para trás, viu a senhora de azul parada, a colocar os folhetos na mala, e lá seguiu a saltitar. Depois, ajudou a Teresa e o "João" a segurar um cartaz grande. Encontrou muitos amigos da escola. Mas a "senhora de azul" não lhe saiu da cabeça.
Chegados a São Bento, dançou ao som do Hino "Cada Vida é um dom maior… Anda, vale a pena viver…". Ali no Largo de São Bento, juntou-se um grupo de amigos da Leonor (mais de 10) no rescaldo da Caminhada. Combinaram então sair à noite.
"Logo à noite vamos ao Bairro (Alto)?", disse a Leonor, "Boa! Às 11 no Camões?" disse a Ana.
A noite estava boa e convidava a estar na rua. Sentaram-se num murete, e no chão, e ficaram à conversa. Cada um dos que esteve na Caminhada contou o que tinha vivido. Os que não foram à Caminhada, com muita curiosidade, faziam perguntas. A Leonor contou aos amigos o que se tinha passado consigo. Alguns contaram histórias dos "Referendos" ao aborto, que os pais lhes tinham contado.
Mas a história da Leonor e da senhora de azul levantou mais perguntas: "Terá feito um aborto?", "Terá sido alguém da família?", "Para quem serão os folhetos?", "O que é – Vinhas de Raquel?". A Leonor, durante a hora do jantar, já tinha ido ver e explicou aos amigos o "trauma pós-aborto".
"Porque foi liberalizado o aborto, se para além de destruir uma criança faz tanto mal às mulheres?" Porque "os outros" diziam que não queriam as mulheres na prisão. E a Teresinha, sempre muito perspicaz: "Eu também não quero as mulheres presas, porque não quero que façam aborto". O António disse "se no coração de cada homem e de cada mulher houver a certeza de que não se pode matar um bebé, então não precisamos da prisão". O Rui acrescentou "O Parlamento é tão estranho, mete-me medo, não sei se vamos mudar a lei. Mas talvez seja mais fácil mudar a forma de pensar – o aborto não é solução. Nós podemos fazer isso!".
No dia seguinte, na missa a Leonor tomou atenção à leitura do Evangelho que terminava "A pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se Pedra Angular". E pensou: "Talvez os meus pais tenham perdido o referendo ao aborto para que ontem eu tivesse visto as lágrimas nos olhos da "senhora de azul". Não esqueço aqueles olhos…"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António