"O que funciona em Educação? Percepções e realidade. (Parte II)" | REFORMA DO ESTADO | 18.NOVEMBRO - 18h30

Neste ciclo Reforma do Estado, voltamos à Educação – um domínio que ocupa parte importante do palco, dada a necessidade de defender e melhorar a sua qualidade, bem como o investimento que representa para o futuro colectivo. É um domínio que está, aliás, em plena ordem do dia, como os debates públicos das últimas semanas evidenciam.

Em Junho passado, neste mesmo ciclo, o tema foi introduzido pela apresentação, bem interessante, da Prof.ª MARIA DO CARMO SEABRA, que foi, como é sabido, brevemente ministra desta pasta no XVI Governo Constitucional. Fez-nos, então, uma exposição, estimulantemente provocatória, intitulada «O que funciona em Educação? Percepções e realidade», em que, a respeito da Educação, discorreu sobre, de um lado, alguns mitos correntes e, do outro, a correspondente verificação objectiva da realidade.

O tamanho das turmas, os exames, os rankings das escolas, o ensino técnico e as escolas comerciais e industriais, o arranjo das turmas de acordo com o desempenho dos alunos, a falta de autonomia das escolas, a liberdade de escolha de escola, o ensino particular ser uma ameaça às escolas públicas, o financiamento público do ensino privado, as "Novas Oportunidades", as reprovações (os chumbos), as remunerações dos professores, a profissionalização da gestão das escolas, a distribuição de computadores aos alunos, a integração dos alunos com necessidades educativas especiais, a avaliação dos  professores – foram alguns dos temas em que apresentou os "mitos" dominantes, contrastando-os, a seguir, um por um, com a verificação objectiva dos factos, numa perspectiva metodológica de Economia da Educação.

O tempo da sessão não chegou para tudo e logo agendámos o regresso ao tema:

«O que funciona em Educação?
Percepções e realidade. (Parte II)»

assim permitindo concluir uma abordagem bem interessante, simples e directa, que nos ajuda a pensar.

MARIA DO CARMO SEABRA é economista, licenciada pela Universidade Católica e doutorada pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, onde é professora universitária há vários anos. O seu olhar conjuga a visão do estudo e da reflexão académica com a experiência concreta de ex-governante – e tudo enquadrado por uma formação humanista, que acredita no valor social da Educação.

Será também feita a apresentação do livro "A Escola Onde Se Aprende", de José Azcue (edição da Principia, 2012).

Esta próxima sessão realiza-se na segunda-feira, 18 de Novembro, às 18:30 horas, na Livraria Férin (ao Chiado), contando com o apoio do Diário de Notícias e da Antena 1. Em anexo, juntamos o convite e, bem assim, a apresentação geral do ciclo.

Com cordiais cumprimentos,

José RIBEIRO E CASTRO 

Deputadojrcastro@cds.parlamento.pt



Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António