Garrett McNamara: uma Onda ainda maior, ontem

Fátima Pinheiro
Expresso, Sábado, 23 de novembro de 2013
Respostas imediatas, curtas e na mouche. Houve uma que o fez voltar atrás e continuar a resposta. Veio da assistência: "o que te faz correr para as ondas?" O homem, que desde os 11 anos percebeu que o seu nicho de desejo eram as grandes ondas, e que agora tem nas da Nazaré o terreno onde vive a firmeza de uma paixão e desejo correspondidos, desarmou com a resposta que deu. Suspendeu por segundos os que ontem, no Campo Pequeno, já o ouviam desde as nove e meia da noite, na entrevista à jornalista Aura Miguel. Era o momento "alto" do Meeting de Lisboa 2013,  que às sete tinha contado com as palavras de abertura do Padre Luis Miguel Hernández e as do Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente.
Para surfar ou tourear, os que foram àquele centro da cidade terão experimentado que o que nos faz correr é Aquele que nos faz, onda a onda. McNamara ao vir na onda tem uma palavra que "define" o que acontece nesse movimento: "I manifest", disse cheio de uma certeza que vem do que ganha em se arriscar todo em cada onda. Tem medo é das ondas pequenas, prefere o oceano a coisas como o microfone que tinha na sua frente, o conduzir o carro de Nazaré à capital. O "medo é uma escolha", disse.
E nunca pensou que pode estar no limite de ser a sua "última" onda? "Tudo na vida tem um limite. Eu vivo cada momento e para mim é muito mais fácil viver no Oceano do que na terra: na terra envolvo-me em pensamentos; no Oceano apenas me deixo ir."
Dantes fazia-o por adrenalina, agora "faço por vocês". O mesmo desejo que o moveu às grandes ondas tem o segredo da corrida. Diante delas e nelas não há especulações: "I just stay in the moment". "I manifest". Respira, identifica-se com o que o rodeia e sente-se em casa. E sabe que quem o faz correr e manter-se seguro não é quem, noutras circunstâncias, lhe pode satisfazer outros pedidos. Quem lhe dá o gosto da novidade de cada onda é Aquele que a ela e ele faz serem um. A espera excitada ou ansiosa pela onda que está prometida é sustentada, confessou, por um grito seu "Salva-me Deus". Um Poder Superior que lhe faz a fé e a confiança. E isto em total sintonia com a entrega dos que lhe fazem a companhia necessária: a mulher Nicole, com quem casou - fazia ontem um ano - e que do penhasco lhe vai dizendo as ondas que se adivinham por trás, e que, de outra forma não poderia ver; e toda a equipa dos que o levam ao "terreno".
Obrigada Pedro: a minha pergunta estava dentro da tua. A Resposta só pode ser para nós. E bem foi sublinhada pelo Patriarca e pelo curador da exposição Meeting 2013. Que "o coração não engana" (Almada Negreiros, excertos de "Antes de começar", declamados logo no início da sessão). O Padre Luis Miguel Hernández apontou para o coração de cada um ao dizer que este se move por um desejo que nunca se satisfaz: nem com os não sucessos, nem com os sucessos. Mas que há um voz dentro de nós que clama o impossível. Mesmo se por vezes desistimos e dizemos: "porquê falarmos agora de desejo se só vamos ter frustração?".
D. Manuel Clemente, por sua vez, chamou à "tourada" Gilles Lipovetsky, Santo Agostinho, Sophia e a Liturgia das Horas (ou das ondas...). O homem da "Era do vazio" - que esteve com ele recentemente no Porto, com uma boa conversa sobre a hipermodernidade -, para sublinhar o paradoxo do homem de hoje, ao ser narcisista e, ao mesmo tempo, procurar os espelhos que são os outros. O homem das "Confissões" e da célebre sabedoria do seu LivroX capítulo 27, que leu e comentou de forma firme, terna e apaixonada. Sophia e três dos seus mais altos surfings: "As fontes"(1944); "Não darei o teu nome"(1944) e "Chamo-Te"(1950). Destaco este: "A presença dos céus não é a Tua,/ Embora o vento venha não sei donde./ Os oceanos não dizem que os criaste,/ Nem deixas o Teu rasto nos caminhos./ Só o olhar daqueles que escolheste/ Nos dá o Teu sinal entre os fantasmas." McNamara! E a Liturgia das Horas para lembrar que "vem perto o grande encontro". Vem perto a Presença da Grande Onda.
Hoje vou surfar com o Reitor da Universidade de São Dâmaso de Madrid porque ele diz "SEJAM REALISTAS, PEÇAM O IMPOSSÍVEL". E eu quero. E depois, à noite, com o Tiago Bettencourt porque também "TENHO FOME DE MAIS". Sintonizados na mesma onda, chamada desejo, o nosso coração é feito para coisas maiores que o oceano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António