PODEMOS IMAGINAR AS DEMOCRACIAS SEM PARTIDOS DEMOCRÁTICOS?

Rui Ramos | Público 23/3/2015

Talvez as democracias europeias não sejam imagináveis sem os seus antigos partidos conservadores liberais e sociais democratas, por menos estimáveis que eles nos pareçam agora.
Em França, a Frente Nacional não conseguiu repetir nas eleições departamentais o primeiro lugar das europeias; em Espanha, na Andaluzia, PSOE e PP mantiveram o Podemos a uma distância respeitável. Os velhos partidos das democracias ocidentais diminuíram assim, até ver, o vedetismo dos partidos em ascensão na extrema-esquerda e na extrema-direita. Mas é provável que os antigos dualismos partidários continuem em causa. Durante muitos anos, a democracia na Europa significou a alternância no governo de dois partidos ou blocos de partidos, um conservador liberal e outro social-democrata. Hoje, até no Reino Unido, o duopólio dos Tories e dos Trabalhistas parece em risco, apesar de o sistema eleitoral estar calibrado para prevenir pulverizações.
A possibilidade de grandes rearranjos partidários nas democracias ocidentais levanta duas questões: a das suas origens e a das suas consequências. No primeiro caso, manda a falta de imaginação que se faça o rol das frustrações e deslocações sociais provocadas pela longa crise financeira e pela estagnação de economias sufocadas por burocracias, corporativismos e impostos. Acontece que o passado da maior parte das democracias ocidentais não é menos acidentado que o presente. Basta recordar a inflação, os conflitos laborais e o terrorismo esquerdista da década de 1970. Nem por isso, os partidos clássicos perderam então o controle dos parlamentos.
Há que pensar noutra explicação. A mais interessante diz respeito à relação entre os partidos e os cidadãos. Num certo momento, os velhos partidos europeus deixaram de tratar os seus eleitores como potenciais militantes, e passaram a tratá-los como uma espécie de consumidores, a quem prestam serviços por meio do "Estado social" e da gestão da economia. Previsivelmente, os eleitores começaram a comportar-se como quaisquer consumidores, mudando de fornecedor quando o serviço não lhes parecia satisfatório. Tal como num ambiente comercial, também passou a haver espaço para novas empresas com propostas aparentemente mais atraentes. De facto, tornaram-se a única história mediática de cada eleição: em França, a questão principal já é saber até onde subirá a Frente Nacional.
A questão das consequências é mais dramática. Não fica bem hoje elogiar os partidos tradicionais das democracias. Quando são pachorrentos, achamo-los demasiado "centristas"; quando agitados, excessivamente "facciosos". Frequentemente, os seus dirigentes parecem viver em bolhas à parte e nem sempre resistem a tentações e a abusos – mas os seus rivais também não (veja-se o caso, muito mal desmentido, dos negócios do ministro do Syriza com os funcionários públicos readmitidos). O facto é que, ao longo de décadas, têm respeitado os contextos institucionais onde as suas prevaricações podem ser denunciadas e limitadas: são castigados na imprensa, perdem eleições, são processados nos tribunais.
A nossa tendência para maldizer os velhos partidos pressupõe que seria possível distinguir entre eles e a democracia, e imaginar democracias só de cidadãos, ou com outros partidos. A democracia seria a casa e os partidos o seu mobiliário, temporário e descartável. Estaremos certos ao pensar assim? Faz sentido conceber a democracia sem partidos democráticos — e por partidos democráticos, não estou a falar apenas de partidos que têm votos, mas de partidos que acreditam no regime e respeitam as regras do jogo? De facto, talvez a democracia dependa mais dos velhos partidos de tipo conservador liberal e social-democrata do que nos convém admitir.
Os partidos que se têm revezado nos governos das democracias ocidentais corporizam, à direita e à esquerda, os princípios fundamentais desses regimes: o princípio da democracia pluralista e da alternância no governo por via eleitoral, e o enquadramento das democracias ocidentais pela integração europeia e pela aliança com os EUA. Em países como o Reino Unido ou a Alemanha, estiveram coligados em momentos fundamentais. São partidos distintos e capazes de disputar o poder ferozmente, mas que têm certos valores e uma história em comum. Os seus dirigentes sabem pressionar, mas também fazer concessões.
Partidos como a Frente Nacional ou o Syriza não partilham esses valores, e não têm essa história. Vieram das margens da contestação ao regime, e cultivam tradições inimigas das democracias ocidentais. A capacidade dos seus líderes para proporcionar governos estáveis, dentro dos quadros estabelecidos, é incerta. Os novos partidos cresceram a denegrir a classe política estabelecida e a prometer rupturas. É muito provável que receiem comprometer-se com acordos ou concessões, especialmente com os antigos partidos de governo (não por acaso, o Syriza preferiu outro partido marginal como parceiro de coligação). No entanto, parlamentos ainda mais divididos dependerão, para se manterem como base regular de governo, desses acordos e concessões. Portanto, não é de excluir que uma pulverização partidária, ao incluir "partidos anti-sistémicos", gere governos menos estáveis e menos eficazes. Se for assim, isso acontecerá precisamente quando os actuais regimes europeus estão confrontados com a estagnação económica e as pressões de Putin e do jihadismo, isto é, quando, mais do que nunca, há que tomar decisões.
Talvez valha a pena lembrar o que sucedeu à IV República Francesa em 1958. Os seus parlamentos estilhaçados e a sua cascata de governos fracos tornaram impossíveis decisões em relação à inflação e à guerra na Argélia. Tudo acabou num golpe de Estado militar, que deu o poder ao general De Gaulle, o que finalmente levou à bipolarização partidária (gaullistas para um lado, socialistas e comunistas para o outro). Hoje, na Europa, não há talvez exércitos golpistas, mas perante o acumular das dificuldades, não são totalmente improváveis derivas de autoritarismo plebiscitário, como já aconteceu pelo menos num país da UE, a Hungria.
O desaparecimento ou a redução dos actuais partidos de governo talvez não signifique mais do que uma substituição de partidos ou a passagem a regimes partidários mais complexos. Mas poderá também levar-nos a descobrir que estas democracias não são viáveis  sem os antigos partidos, por menos estimáveis que eles nos pareçam agora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António