Contra os "graffiti"

Nova Iorque conseguiu reduzir a sua taxa de criminalidade começando pela chamada pequena criminalidade, como sujar as paredes com “graffiti”. Resta saber se, por cá, existem polícias suficientes para uma vigilância eficaz.

RR on-line 13-08-2012 8:51 por Francisco Sarsfield Cabral

O Governo anunciou a intenção de combater a proliferação de “graffiti”, ou seja, de riscos, frases e pinturas que cobrem muitas paredes em Portugal.

Além de serem um atentado à propriedade alheia, quase sempre desfeiam casas, monumentos, estátuas, comboios, etc. E os seus autores permanecem geralmente impunes.

Essa impunidade tem que acabar. Nova Iorque conseguiu reduzir a sua taxa de criminalidade e um dos factores desse sucesso foi uma conhecida posição de Rudolfo Giuliani, “mayor” (presidente da Câmara) da cidade entre 1994 e 2001.

Defendia ele que o combate ao crime deve começar por não transigir com a chamada pequena criminalidade, incluindo sujar as paredes com “graffiti”.

Por cá, tem havido um excesso de tolerância das autoridades para com os “graffiti”, que custam muito dinheiro a limpar. Resta saber se existem efectivos policiais suficientes para uma vigilância eficaz.

E se os tribunais não absolvem, depois, os acusados por estes pequenos delitos – tal como infelizmente muitas vezes tem acontecido com outras e mais graves infracções à lei.

Comentários

Anónimo disse…
MEUS CAROS, NESTA MATÉRIA SOU MAIS POR DESTINAR ESPAÇOS ESPECIFICOS PRÁ MALTA GRAFITAR!POIS.
AH! EU NUM GRAFFITO....

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António