Famílias criticam novas regras para descontos nos passes escolares

Público 30.08.2012 - 14:05 Por Ricardo Garcia, Marisa Soares
Os novos passes para estudantes vão ter descontos de 60% ou de 25% 

Os representantes das associações de famílias numerosas e das associações de pais estão contra as novas regras de acesso aos descontos nos passes escolares, que entram em vigor a 1 de Setembro. As críticas recaem sobre a fórmula de cálculo dos descontos.

Os novos passes para estudantes vão ter descontos de 60% ou de 25%, conforme os alunos estejam abrangidos pelo escalão A ou B da Acção Social Escolar, respectivamente. Também haverá um desconto de 25% para os alunos inseridos em famílias que beneficiem do Passe Social+, que já contempla reduções nos passes para agregados com baixos rendimentos. Os descontos aplicam-se aos passes 4_18 (alunos entre estas idades) e sub23 (estudantes do ensino superior até 23 anos).

Para Fernando Castro, presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, o problema está na forma como é calculado o rendimento do agregado, que serve de base à atribuição do desconto. “O Governo considera as crianças apenas a 25%, mas nós temos filhos inteiros e não quartos de filhos”, queixa-se, numa referência à forma de cálculo que dá acesso ao Passe Social+.

Neste caso, a base do cálculo é o chamado rendimento médio anual equivalente, que resulta do rendimento bruto do agregado dividido pelo número de sujeitos passivos mais o número de dependentes vezes 0,25. Na prática, um casal com um filho poderá beneficiar do desconto se ganhar até 1131 euros por mês, com dois filhos, 1258 euros, e com três filhos, 1383 euros.

Mas a fórmula não convence Fernando Castro. “Exigimos que o escalão de rendimento seja calculado de acordo com o nível de vida da família e isso só pode ser medido através do rendimento per capita”, sublinha.

Para o acesso aos escalões A e B de Acção Social Escolar – com descontos de 25% e 60% nos passes – a base é o “rendimento de referência” utilizado pela Segurança Social para o cálculo do Abono de Família, refente aos escalões 1 e 2. Para um casal com dois filhos, o desconto máximo aplica-se a famílias que aufiram 629 euros por mês e o mínimo também se aplica a rendimentos até 1258 euros.

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Albino Almeida, considera que os cálculos vão “deixar de fora famílias cujo rendimento disponível per capita é já muito baixo”.

Em declarações ontem à TSF, Albino Almeida considerou que os valores de referência para atribuição do desconto são “muito baixos”. “Estão a somar salários que não fazem sentido nenhum. Nem sequer é o salário mínimo nacional, nem a soma de dois salários mínimos nacionais”, criticou, antevendo “algumas dificuldades” para as famílias já em dificuldade.

Para o presidente da Associação de Famílias Numerosas, o Governo não tem uma “política de família” e está “fortemente empenhado em acabar com os nascimentos em Portugal”, deixando às famílias uma única solução: não ter filhos. “Aí, até se pode fechar tudo, maternidades, hospitais, escolas, que não vai fazer diferença”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António