A alegria é a coisa mais séria da vida

POVO  06.10.17


"A alegria é, para os vivos, a coisa mais séria da vida! Alegria é saber muito bem por onde se vai, é ter a certeza de que o caminho é o bom, que a direcção é a única."

Almada Negreiros in  Direcção Única



Faz hoje 1 ano que fiz 35Repetidas memórias do meu dia de anos envolvem os preparativos do meu pai para a peregrinação a pé a Fátima que fazia anualmente em Outubro com o movimento Comunhão e Libertação. Agradeço-lhe poder sempre fazer anos com o olhar posto nesse caminho que leva a Jesus. Agradeço também ao meu marido e aos meus filhos com quem descubro que a alegria é ter a certeza de que esse caminho é o bom.

É ainda necessária uma ajuda muito concreta na 5ª feira, dia 12 , para servir o almoço em Boleiros a partir das 11h30. Ficamos muito gratos a quem tenha essa disponibilidade e se ofereça contactando a organização aqui.

Sempre caiu mal dizer bem de Passos Coelho
Fosse em 2014 ou em 2017, entenda-se este cair mal como parte da "regra sem excepção: à esquerda tudo é permitido. A direita tem sempre de (lhe?) pedir licença." Mas esta semana é lhe devido o elogio.

A violência na Catalunha ou em Las Vegas e em tantos outros lugares do mundo são uma contínua provocação. O grande risco é sentirmos os conflitos distantes, porque o são geográfica ou ideologicamente. Este texto surpreendente de Almada Negreiros é quanto a isto, muito elucidativo:

"A História da Humanidade começa exactamente por um fracasso, o fracasso da primeira colaboração entre pessoas. Ao primeiro homem e à primeira mulher não lhes bastou terem por sua conta todo o Paraíso Terrestre, completo. Ainda quiseram mais do que ter tudo. Ah! não há dúvida nenhuma de que ambos eram muito humanos! (...) E os seus filhos lá saíram também aos pais.Caim e Abel não querem nada a meias. Ou tudo para Caim, ou tudo para Abel.
E, continuem reparando V. Ex.as o fracasso da colaboração entre pessoas prossegue na História da Humanidade, de pais para filhos, é hereditário o fracasso, e vai de mal para pior, porque Caim já não pode aguentar tamanho desentendimento com o mano e tem de matar Abel.
E se o não mata, seria Abel quem mataria Caim. O essencial era que desaparecesse um deles. Não importa qual dos dois. (...) A tragédia do Mundo. A própria tragédia em pessoa. A própria tragédia humana: A impossibilidade de pôr a vontade de cada um onde há outras, onde estão todas as vontades do Mundo. Adão e Eva, e Abel e Caim, ainda não morreram, estão ainda aqui neste mundo, são os nossos nomes próprios." in Direcção Única.


Fica assim exaltada, a relevância do 
Este Sábado, dia 7 de Outubro, às 20:00, 
junto ao padrão dos Descobrimentos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António