Touros, JCdasNeves, Destak, 080612

Touros

12 06 2008 09.11H

«O Tribunal de Lisboa proibiu a RTP de emitir antes das 22:30 a corrida de touros prevista para domingo [8 de Junho] às 17:00, por considerar que o programa é violento e susceptível de influenciar negativamente crianças e adolescentes» (Lusa 2008-06-05 20:50:01).

Compreende-se perfeitamente. Antes das 22:30 a RTP tem de estar livre para emitir todos aqueles programas que ela transmite, e que não são nada violentos nem susceptíveis de influenciar negativamente crianças e adolescentes.

Começa, pela manhãzinha, com os desenhos animados, onde nunca aparece violência, crimes, mortes ou jorra sangue. Em seguida vem o filme da tarde no qual, evidentemente, as tripas dos extra-terrestes espalhadas pela parede não são susceptíveis de influenciar negativamente crianças e adolescentes. Finalmente surge o telejornal, cheio de notícias edificantes, educativas, pensadas para promover as nossas crianças e adolescentes.

A tese oficial da nossa cultura é que na Antiguidade as pessoas eram bárbaras, e viam gladiadores e combates de feras, tinham escravos e autos-de-fé. Ainda perduram restos dessa época, como as touradas, mas a civilização entretanto elevou-nos acima dos baixos instintos.

Mas, de facto, as nossas crianças e adolescentes, numa tarde diante da televisão ou do computador, assistem a muito mais violência, crime, engano e miséria que uma aldeia medieval num ano de invasões bárbaras. As coisas, se mudaram desde os tempos primitivos, foi em alguns aspectos para pior. Não apenas na violência dos costumes, mas também na tolice das leis e autoridades.

João César das Neves

Comentários

Anónimo disse…
Ja aqui tinha deixado neste outro relacionado

http://o-povo.blogspot.com/2008/06/programacao-da-rtp-decidida-por.html


Cada vez mais sou a favor que todos deveriam matar e depenar uma galinhita, coelhito ou mesmo o porco à boa moda tradicional (eu ia escrever antiga, mas ela é bem presente nestes recônditos lugares em que - ainda bem - não chega a ASAE e matadouros industriais e coisas afins). Afinal, ia ser um regabofe ver o Meritissimo Juiz, o douto legislador ou mesmo as pobres criancinhas e seus caridosos pais passarem uns bons pares de anos sem uma boa posta de carne no prato. Bem, mas ele há tanto NABO por aí ...
8 de Junho de 2008 1:07

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António