Movimento mundial para a democracia, JCEspada, Expresso, 080412

Movimento mundial para a democracia


Até há pouco tempo, a democracia era vista como ‘luxo dos países ricos’. A riqueza é agora vista como um luxo dos países democráticos

Cerca de 500 pessoas, oriundas de mais de 100 países estiveram reunidas em Kiev, entre sábado e quinta-feira passadas, para discutir a situação da causa democrática no mundo global. Trata-se do chamado Movimento Mundial para a Democracia, uma rede não centralmente dirigida de indivíduos, ONG e instituições universitárias dedicadas à promoção ou simplesmente ao estudo do fenómeno democrático.

Victor Yushchenko, o célebre Presidente da Ucrânia que foi vítima de envenenamento, falou aos congressistas apresentando uma espécie de relatório sobre a jovem experiência democrática do país. Tributos à Coragem Democrática foram atribuídos à Comunidade de Juristas do Paquistão, aos jornalistas independentes da Somália e aos monges budistas da Birmânia.

Além das sessões protocolares, uma imensidade de painéis sobre temas específicos ou sobre regiões particulares do globo preencheram intensamente o programa de trabalhos. No último dia, reuniu o Luso Fórum para a Democracia, uma plataforma de democratas de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil e Portugal.

O Movimento Mundial para a Democracia foi criado em 1999 em Nova Deli. Realizaram-se depois assembleias mundiais em São Paulo, Durban, Istambul e agora Kiev. Existe um «steering committee» com cerca de 32 elementos das várias regiões do globo, no qual Portugal tem estado representado desde o início. O Secretariado do movimento é garantido pelo National Endowment for Democracy, com sede em Washington, que fora criado pelo Presidente Ronald Reagan em 1981 - num célebre discurso proferido no Parlamento britânico perante a primeira-ministra Margaret Thatcher.

Desde a fundação em Nova Deli, um dos elementos mais tocantes destas assembleias é sem dúvida a variedade étnica, cultural e religiosa de centenas de delegados igualmente inspirados pelo ideal democrático. Muitos apresentam-se em trajes nacionais, vários falam apenas algumas palavras de inglês. Mas em todos é patente o compromisso com os ideais democráticos da não-violência, pluralismo, governo limitado, direitos humanos e redução da pobreza.

É um fenómeno realmente impressionante e, de certa forma, intrigante. Até há pouco tempo, a democracia era vista como ‘luxo dos países ricos’. A riqueza é agora vista como um luxo dos países democráticos. Testemunhando esta metamorfose, a União Europeia parece finalmente decidida a juntar-se à rede democrática global. Na próxima terça-feira, em Bruxelas, o presidente José Manuel Barroso assinalará a criação da European Foudantion for Democracy through Partnership. Será um sinal importante de que aqui tentarei dar conta no próximo sábado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António