Mensagem do Papa aos católicos e ao povo dos Estados Unidos da América

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI
AOS CATÓLICOS E AO POVO
DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
POR OCASIÃO DA IMINENTE VIAGEM APOSTÓLICA


Amados irmãos e irmãs
dos Estados Unidos da América!

A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam com todos vós! Faltam só poucos dias para a minha viagem apostólica no vosso amado País, e antes de partir desejo enviar-vos uma cordial saudação e um convite à oração. Como sabeis, a minha visita incluirá apenas duas cidades: Washington e Nova Iorque; mas ela pretende abraçar espiritualmente todos os católicos que vivem nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, desejo vivamente que a minha ida entre vós seja acolhida como expressão de fraternidade para com todas as Comunidades eclesiais e como testemunho de amizade a todos os crentes e aos homens e mulheres de boa vontade. O Senhor ressuscitado confiou aos Apóstolos e à Igreja o seu Evangelho de amor e de paz, e confiou-o para que fosse levado a todos os povos.

Sinto neste momento a necessidade de agradecer, porque bem sei que muitas pessoas estão a trabalhar há tempos, quer no âmbito eclesial quer no civil, para preparar a minha viagem. O meu pensamento dirige-se antes de tudo a vós, que me estais a abrir o caminho com a oração, isto é, do modo mais importante! Queridos amigos, estou-vos profundamente grato, porque estou convencido isto é-nos ensinado pela fé que sem a força da oração, sem a união íntima com o Senhor, as nossas iniciativas humanas serviriam muito pouco. É Deus que salva a nós, ao mundo e à história, é Ele o Pastor do seu povo, e eu vou, enviado por Jesus Cristo, levar a sua Palavra de vida.

Juntamente com os vossos Bispos, escolhi como tema da minha viagem três palavras simples mas essenciais: "Cristo nossa esperança". Seguindo os passos dos meus venerados Predecessores, Paulo VI e João Paulo II, vou pela primeira vez como Pontífice aos Estados Unidos da América, levando comigo esta grande verdade: Jesus Cristo é a esperança para os homens e as mulheres de todas as línguas, raças, culturas e condição social. Sim, Cristo é o rosto de Deus que apareceu entre nós. Graças a Ele a nossa vida encontra a sua plenitude e juntos podemos formar uma família de pessoas e de povos que vivem em fraternidade, segundo o perene desígnio de Deus Pai. Sei bem quanto no vosso País esta mensagem evangélica está radicada! Venho partilhá-la convosco, nas celebrações e nos encontros. Levarei a mensagem da esperança cristã também à grande Assembleia das Nações Unidas, aos Representantes dos povos do mundo. De facto, o mundo tem necessidade como nunca de esperança: esperança de paz, de justiça, de liberdade, mas não poderá realizar esta esperança sem obedecer à lei de Deus, que Cristo levou a cumprimento no mandamento de nos amarmos uns aos outros. Fazei aos outros o que quereis que seja feito a vós, não façais o que não quereis que eles vos façam. Esta "regra de ouro" encontra-se na Bíblia mas é válida para todos, também para os não crentes. É a lei inscrita na consciência humana, e sobre ela todos podemos estar de acordo, de modo que o encontro das diferenças seja positivo e construtivo para toda a comunidade humana.

Dirijo uma cordial saudação aos católicos de língua espanhola e manifesto-lhes a minha proximidade espiritual, de modo especial aos jovens, aos doentes, aos idosos e a quantos atravessam dificuldades ou se sentem mais provados. Expresso-vos o meu vivo desejo de poder encontrar-me imediatamente convosco nesta amada Nação. Entretanto, exorto-vos a rezar intensamente pelos frutos pastorais da minha iminente Viagem apostólica e a manter alta a chama da esperança em Cristo ressuscitado.

Amados irmãos e irmãs, amigos que viveis nos Estados Unidos. Desejo muito ir encontrar-me convosco! Sabei que, mesmo se o meu itinerário será breve e limitado nos seus deslocamentos, o meu coração estará próximo de todos, especialmente dos doentes, dos pequeninos, dos abandonados. Agradeço-vos pelo vosso apoio espiritual à minha missão. Com afecto vos abraço, ao invocar sobre vós a materna protecção da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Que a Virgem Maria vos acompanhe e vos proteja. Que Deus vos abençoe!

Deus abençoe todos!



© Copyright 2008 - Libreria Editrice Vaticana

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António