EUA exemplo de "sã laicidade", 30 de Abril de 2008

Papa assegura que levou esperança de Cristo ao país da «sã laicidade»

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 30 de abril de 2008 (ZENIT.org).- Ao fazer nesta quarta-feira um balanço de sua visita aos Estados Unidos, de 15 a 21 de abril, Bento XVI assegurou que procurou levar a esperança de Cristo à terra da «sã laicidade».
.....

Evocando o festiva acolhimento que lhe ofereceu o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na Casa Branca, no dia do seu aniversário, o Papa explicou que pôde «prestar homenagem a esse grande país, que desde o início se edificou a partir de uma feliz conjugação entre princípios religiosos, éticos e políticos, e continua sendo um válido exemplo de sã laicidade».
Esta base, explicou, permite que «a dimensão religiosa, na diversidade de suas expressões, não só é tolerada, mas valorizada como ‘alma’ da nação e garantia fundamental dos direitos e dos deveres do ser humano».
Neste contexto, reconhece, «a Igreja pode desempenhar com liberdade e compromisso sua missão de evangelização e promoção humana e, ao mesmo tempo, pode ser de estímulo para um país como os Estados Unidos, para o qual todos dirigem seu olhar como um dos principais agentes do cenário internacional, para que se oriente para a solidariedade global, cada vez mais necessária e urgente, e para o exercício paciente do diálogo nas relações internacionais».
....
O Papa concluiu recordando que esta visita celebrou os 200 anos da primeira arquidiocese das primeiras dioceses dos Estados Unidos.
«O pequeno rebanho original se desenvolveu enormemente, enriquecendo-se da fé e das tradições de sucessivas ondas de imigração. A essa Igreja, que agora enfrenta os desafios do presente, tive a alegria de anunciar novamente ‘Cristo, nossa esperança’ ontem, hoje e sempre», confessou.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António