A globalização e a pobreza, Miguel Monjardino, Expresso, 080412

A globalização e a pobreza

Miguel Monjardino

A diminuição da pobreza é a grande história política das últimas décadas. O Brasil é um exemplo

Há 15 dias a revista ‘Veja’ publicou uma reportagem sobre o crescimento da classe média no Brasil. Os números da revista brasileira parecem mostrar que o nível de vida da maioria dos brasileiros melhorou nos últimos anos. Segundo a ‘Veja’, nos últimos dois anos cerca de 20 milhões de pessoas deixaram de ser pobres e passaram a fazer parte da classe C, uma classe social que tem agora quase 90 milhões de pessoas. Cento e quinze milhões de pessoas pertencem agora às classes alta e média. Setenta e três milhões de pessoas estão na zona da pobreza.

O Brasil já viveu muitas alvoradas económicas. Praticamente todas elas acabaram em tempestades políticas e no empobrecimento generalizado da sua população. O resultado é um país com enorme potencial interno e externo mas também com uma enorme incapacidade para tirar partido dos seus trunfos. A reportagem da ‘Veja’ sugere que algo de importante se está a passar na sociedade brasileira. O aumento da classe média mostra que a estabilidade económica, as reformas e uma maior abertura ao mundo começaram a dar os primeiros resultados.

O Brasil, riquíssimo em recursos naturais, está numa excelente posição para satisfazer as enormes necessidades de países como a China e a Índia. Além disso, o tamanho do país e o facto de a sua população ser bastante jovem, tornam-no num mercado extremamente apetecível em termos empresariais. O aumento da classe média brasileira não deixará de ter consequências políticas. Ao contrário do que aconteceu no passado, a actual classe média brasileira deve a sua prosperidade ao mercado e não ao Estado. Esta nova classe média está interessada em criar riqueza, algo que exige coisas como estabilidade política, uma forte dieta orçamental para a enorme burocracia pública e mais reformas políticas e económicas. Nada disto é fácil, é verdade. Sem isto, todavia, o país terá grande dificuldade em continuar a subir na escada social e económica.

O Brasil é um exemplo de um fenómeno muito mais vasto a nível mundial - a diminuição da pobreza e o crescimento das classes médias. A diminuição da pobreza é a grande história política das últimas décadas. Infelizmente, é também a mais ignorada. Políticos, instituições internacionais na área do desenvolvimento e celebridades interessadas no desenvolvimento enquanto espectáculo continuam a falar e a agir como se a pobreza tivesse aumentado recentemente. O problema é que os números mostram o oposto. É verdade que, em continentes ou regiões como África e a Ásia Central, a pobreza extrema continua a ser um enorme problema. Mas, também é verdade que no resto do mundo o número de pessoas a viver nesta situação diminuiu imenso nos últimos 50 anos. Se recuarmos um pouco mais, ficamos com uma ideia bem mais precisa da importância daquilo que está a acontecer hoje em dia.

Como Gregory Clark mostra no seu livro ‘A Farewell to Alms’ (Princeton: Princeton University Press, 2007), em 1800 praticamente toda a gente no mundo era pobre ou muito pobre. O número de pessoas ricas ou com boas hipóteses de enriquecer era ridiculamente baixo. No início do século XIX, a esperança de vida de um homem ou de uma mulher era a mesma de uma pessoa na Idade da Pedra - entre 30 a 35 anos. No que toca à estatura, um bom indicador da qualidade da alimentação e da saúde pública, os homens e as mulheres de 1800 eram mais baixos do que os que viveram na Idade da Pedra. A Revolução Industrial começou a mudar esta deprimente situação na Inglaterra. De então para cá, o número de pessoas ricas ou a viver razoavelmente tem vindo a aumentar regularmente na área euro-atlântica. A abertura política e económica da maior parte da América Latina e da Ásia faz parte deste vasto e longo processo de generalizado enriquecimento a nível mundial.

A globalização é responsável pela actual prosperidade internacional. Se olharmos para trás, vemos que nunca tantos viveram tão bem como agora. A expansão da economia mundial tornou-se quase natural para muita gente. O problema é que nada nos garante que a globalização vai continuar. A história está cheia de momentos em que a globalização parou ou descarrilou. O resultado foram coisas como guerras, o proteccionismo, os neo-socialismos e o empobrecimento generalizado. Nada disto é impossível hoje em dia. A sobrevivência da globalização e a diminuição da pobreza dependem de duas coisas. A primeira tem a ver com a existência de um consenso político interno em relação às virtudes dos mercados e à aposta na abertura ao exterior. A segunda está relacionada com o contexto geopolítico e o papel das principais potências internacionais. O problema é que à volta destes dois assuntos está agora uma floresta de pontos de interrogação.

O Iraque cinco anos depois

Cinco anos depois da queda do regime de Saddam Hussein, o debate norte-americano sobre o que fazer no Iraque continua extremamente intenso. Parte desta intensidade está relacionada com o facto de 2008 ser ano de eleições para a Casa Branca e Congresso. O debate americano também está a ser extremamente intenso por causa das opções iraquianas da Casa Branca. O problema para os EUA é que estas opções iraquianas da Casa Branca exigem paciência, tempo, vidas, sacrifício e muito dinheiro. O embaixador Ryan Crocker e o general David Petraeus foram esta semana ao Congresso testemunhar sobre o Iraque. O teatro político que se seguiu escondeu o mais importante: ao ficar no Iraque até Janeiro de 2009 com um número bastante elevado de militares, George W. Bush garante ao seu sucessor mais capacidade de manobra ao nível político.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António