Segunda semana do Advento, terça-feira: Companheiros - Os magos

Um presente para pedir a Deus
Peço para poder ter alguma da vigilância e determinação mostrada pelos magos quando viajaram ao longo dos caminhos até Belém
Uma reflexão para o caminho
É apenas no Evangelho segundo Mateus que encontramos a narração da errância dos magos, que nunca são chamados reis. Os magos são sábios, mais próximos dos astrólogos contemporâneos do que líderes nacionais. Seguiam sinais que são encontrados ao perscrutar os céus, e foram eles que os levaram a uma viagem incerta e determinaram os caminhos que escolheram. Só estando alerta a esses sinais, e seguindo-os de perto, é que conseguiram finalmente encontrar o Menino, prestar-lhe homenagem e apresentar-lhe os presentes.
Se pensar na sua vida como uma viagem em que espera encontrar Cristo, não apenas ao chegar ao destino, mas dia a dia, ao longo do caminho, os magos poderão ser companheiros e modelos proveitosos. Considere a atenção cuidadosa que eles deram aos sinais que os conduziram adiante; a sua determinação para continuar, apesar das fadigas com que se defrontaram; e a alegria que sentiram quando, por fim, encontraram Jesus. Talvez queira hoje meditar, na oração, como essas características são, ou podem ser, uma parte da sua peregrinação neste Advento.
Uma passagem bíblica para o caminho
O único incidente que o Evangelho descreve sobre a viagem dos magos para Belém é o seu encontro com o fingido rei Herodes. Temos de imaginar os desafios que tiveram de enfrentar durante a sua longa viagem. O que Mateus nos oferece, no entanto, é a sua alegria ao atingirem o objetivo:
«Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no» (Mateus 2, 10-11).
Olhando para trás, esta passagem sugere que os magos podem ter-se sentido felizes quando completado o seu propósito. Quando olha para a sua vida como discípula de Cristo, consegue discernir uma experiência similar quando executou bem uma tarefa difícil e conheceu a satisfação que essa consciência oferece?
Palavras para a viagem
Senhor Jesus Cristo, Rei dos reis,
que as orações dos magos
me apoiem na minha viagem,
me fortaleçam na estrada,
e me conduzam a partilhar a sua alegria
quando eu te encontrar.
P. Paul Nicholson
In
An Advent pilgrimage, KM Publishing
Trad.: SNPC
09.12.13

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António