O ano que já cá está




Como tem sido 2015 até aqui? Os anos começam sempre bem. O pior é depois. Há sol no primeiro dia do ano, tal como houve no primeiro dia do Inverno. More fool you dizem os ingleses, como Shakespeare através da resposta de Bianca a Petruchio no Amansar da Fera: "The more fool you for laying on my duty".

O adjectivo inglês foolish que vem de bôbo (fool) é mais bem traduzido por palerma do que por idiota. Ser foolish é ser como os bôbos.
2015 vai ser um ano muito comprido que há-de passar num instante, como todos os anos. Como vai ser a Primavera que começa daqui a dois meses e menos de três semanas? Como vai ser o Verão que agora começa daqui a menos de meio-ano? As respostas, em ambos os casos, é que vão ser muito, muito melhores (cada vez melhores à medida que avançam no tempo) do que este mês de Janeiro de 2015 e do que este Inverno que começou a dez dias do fim de 2014 mas que insiste em ocupar, gelidamente, os primeiros 80 dias de 2015.
À noite tem estado tanto frio que nem sequer damos graças pelo facto de estar um grau positivo em vez de um negativo. O mês novo de Janeiro e o ano novo de 2015 têm conseguido ser menos friorentos do que os antepassados imediatos. Mas lá está, mais uma vez, ano após ano: para mais bem nos enganarem.
São tempos maus os que vivemos. Vão piorar e vão assustar-nos. 2015 será, como todos os anos portugueses, um ano que começa e acaba mal mas que, no meio gigante, é o melhor do mundo e de sempre.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António