Liberdade de imprensa ou impunidade de imprensa?

RR online 19-01-2015 14:53 por Raquel Abecasis


Ser Charlie está na moda, mas temos que ter espaço para quem "não é Charlie", no sentido em que não se revê naquele tipo de jornalismo, não concorda, não gosta e acha mesmo que devia ser limitado.


Ao sair para as bancas na última quarta-feira, o "Charlie Hebdo" voltou ao terreno e, portanto, voltou a poder ser criticado.

No momento em que a Europa vive em estado de alerta procurando atalhar novas tentativas de atentado e em que Bruxelas discute medidas de segurança, nas nossas democracias ocidentais mantem-se o debate sobre a liberdade.

É um debate essencial e que deve decorrer sem tabus. O pior que podemos fazer neste momento é meter a cabeça na areia e impedir que se possa discutir tudo e tudo inclui o uso que estamos a fazer da nossa liberdade.

Os fins não justificam os meios e só selvagens usam o meio do terrorismo para fazer valer o seu ponto de vista, por isso, como selvagens que são devem ser postos atrás das grades, para usar uma expressão civilizada.

Dito isto há também que dizer que ser Charlie está na moda, mas temos que ter espaço para quem "não é Charlie", no sentido em que não se revê naquele tipo de jornalismo, não concorda, não gosta e acha mesmo que devia ser limitado.

É claro que a resposta dada aos críticos é: não gostas, não compres ou então recorre à justiça. Mas todos sabemos que isso não elimina o dano que certa imprensa causa pelo desequilíbrio de forças em presença, sobretudo porque, depois de publicado, aconteça o que acontecer, o objectivo está cumprido, ou seja o mal está feito – esta tem sido aliás uma discussão frequente em torno do caso Sócrates e da forma, como independentemente do que se venha a provar em tribunal, a opinião pública já fez o seu julgamento com o que leu nos jornais.

Liberdade de imprensa não pode significar irresponsabilidade de imprensa, nem impunidade de imprensa, porque isso é desvirtuar a própria razão de ser do jornalismo e dos jornalistas, que existem para informar com objectividade e não para deformar.

Em pequenos ensinam-nos que liberdade implica responsabilidade. Logo quem grita a favor das liberdades que gozamos no ocidente fazia bem em reflectir sobre o uso que estamos a dar a essa liberdade, e sobretudo devemos evitar que o politicamente correcto se imponha qual "sharia" para os que ousam pensar diferente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António