Português a bordo do avião que amarou em Houston

David Carlos é fã do Sporting. Na foto com a mulher, Tara, e o filho, Cristiano, em homenagem ao jogador

Correio da Manhã, 20 Janeiro 2009 - 00h30

David Carlos é fã do Sporting. Na foto com a mulher, Tara, e o filho, Cristiano, em homenagem ao jogador

EUA: Filho de portugueses estava a bordo do avião que amarou no rio Hudson

Quando o Airbus amarou, pensei: “Meu Deus, o avião vai partir-se todo. Mas o piloto fez um trabalho magnífico. Se não fosse ele, eu não estaria aqui a contar-lhe como tudo aconteceu. Foi um milagre. Quando for a Portugal, vou a Fátima agradecer.” Foi ainda emocionado que David Alfredo Carlos, filho de portugueses, que ia a bordo do avião que amarou no rio Hudson na passada quinta-feira, contou ao CM a sua inolvidável experiência.

Professor de Matemática numa escola em Chicopee, Massachusetts, David Carlos decidiu ir passar umas curtas férias a Gulf, no Sul dos EUA, com cinco amigos. Um problema no voo originalmente marcado levou a companhia aérea a encaminhá-los para o Airbus A320 com destino a Charlotte. "Alguns minutos após termos descolado, começámos a ouvir um ruído, primeiro no motor direito, depois no esquerdo. A seguir, o piloto advertiu-nos para nos prepararmos para o impacto. Ninguém gritou, estávamos assustados e ficámos todos mudos à espera do pior."

O que pensou nessa altura, perguntámos. "Pensei na minha família e comecei a rezar." Depois senti que estávamos a amarar. O piloto é um verdadeiro herói. Nem acreditava que estava vivo!"

O que aconteceu depois? "Começou a entrar água na parte de trás. Alguns passageiros abriram as portas da frente e subimos para as asas. Eu fiquei na asa direita. Barcos e ferries começaram a aproximar-se e atiraram-nos botes salva-vidas. Alguns viraram-se ao contrário. Entretanto, o avião começou a submergir, ficámos com água até à cintura e atirámo-nos para os botes virados para não ficarmos com hipotermia. Fui levado para Nova Jérsia e telefonei logo à minha mulher."

Fã do Sporting, David Carlos é filho de portugueses. Nasceu em Holoky, Massachusetts. A mãe é de Peniche e o pai de Alcobaça, onde têm um apartamento. Os pais vêm a Portugal todos os anos e ele não passa mais de dois anos sem cá vir. O luso-descendente acredita que foi um milagre que evitou a tragédia. Sempre que vem a Portugal a família costuma ir a Fátima. Quando voltar cá, lá irá agradecer a Nossa Senhora por ainda estar vivo.

MAIS DADOS

TESE CONFIRMADA

As primeiras análises às caixas negras do Airbus que efectuou uma amaragem forçada na passada quinta-feira no rio Hudson, em Nova Iorque, confirmam a tese da colisão de aves contra os reactores.

PERDA DE ENERGIA

O Airbus A320 que amarou no rio Hudson, em Nova Iorque, perdeu energia em ambos os motores simultaneamente, após o aparelho ter atingido uma altitude de apenas 3200 pés (975 metros).

GRAVADORES INTACTOS

Os gravadores de voz do cockpit e o de dados de voo foram recuperados em excelentes condições do avião da US Airways que amarou na quinta-feira no rio Hudson.

Sabrina Hassanali

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António