Viver na terra com os olhos postos no céu

Se Jesus ressuscitou, então – e só então – aconteceu algo de verdadeiramente novo, que muda a condição do homem e do mundo. Então Ele, Jesus, é alguém de quem nos podemos absolutamente fiar, confiando não apenas na sua mensagem mas n’Ele mesmo, porque o Ressuscitado não pertence ao passado, mas está presente e vivo hoje. Cristo é esperança e conforto de modo particular para as comunidades cristãs que mais são provadas com discriminações e perseguições por causa da fé. E, através da sua Igreja, está presente como força de esperança em cada situação humana de sofrimento e de injustiça. É o que nos diz o Papa na sua mensagem Urbi et orbi de ontem.
Que a paixão e morte sejam condição necessária à vitória da Ressurreição é coisa difícil de entender, só sendo possível para quem “vive na terra com os olhos postos no céu” como nos diz o Conto de Páscoa de João César das Neves. Mas quando isto se entende, a vida ganha um significado novo, uma liberdade que atinge o seu verdadeiro significado quando se obedece ao melhor dos chefes.
No Público, com muito bom senso, uma psicóloga afirma que as crianças sem limites não são livres. Eu diria que não apenas as crianças. Qualquer um de nós que não conhece limites ao seu livre arbítrio, é escravo de si mesmo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António