CONVITE :: RETIRO DE CASAIS

CONVITE
RETIRO CASAIS
Meditando nas catequeses de S. João Paulo II sobre o amor humano no plano divino. 
O retiro começa sexta-feira, dia 8 de Junho pelas 21h, a seguir ao jantar e termina domingo, dia 10 de Junho pelas 14h30, a seguir ao almoço e decorrerá no hotel seminário Torre D’Aguilha em São Domingos de Rana, Lisboa.
Será pregado pelo Pe. Miguel Pereira, actual pároco da paróquia de S. Pedro de Alcântara em Lisboa e foi o responsável pela compilação e tradução das catequeses do Papa João Paulo II sobre a que vem a ser chamada de Teologia do Corpo. 
Aceitam-se inscrições até 31 de Maio AQUI

A Antropologia de João Paulo II
A Teologia do Corpo é o conjunto de ensinamentos de João Paulo II sobre o amor humano, nos quais se incluem as catequeses que proferiu durante os primeiros 5 anos do seu pontificado. Trata-se de uma visão antropológica desenvolvida pelo Beato João Paulo II durante muitos anos de trabalho pastoral com famílias e casais, e é o resultado do entendimento que ele teve dos seus problemas e da sua necessidade de ter respostas satisfatórias às suas questões, nomeadamente como viver o amor humano enquanto vocação para a santidade.
Começando a partir das palavras de Jesus, João Paulo II conduz-nos através de um caminho onde o foco é a razão pela qual somos criados, o homem histórico ferido pelo pecado original e o homem redimido que somos chamados a ser em Jesus Cristo. A redenção do corpo e a sacramentalidade do matrimónio nas catequeses de quarta-feira (1979-1984)
Foi acerca deste conjunto de textos que o biógrafo de João Paulo II, George Weigel, disse ser «uma espécie de bomba-relógio teológica, programada para explodir, com consequências dramáticas, algures no terceiro milénio da Igreja». Weigel acrescenta ainda que estas catequeses são «uma das mais arrojadas reconfigurações da teologia católica em séculos».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António