Vigília pela vida em Lisboa e no Porto, 21:30, 27 de Novembro

Cardeal-Patriarca convoca Vigília pela Vida

O Cardeal-Patriarca de Lisboa D. José Policarpo convocou uma Vigília diocesana pela Vida, para o dia 27 de Novembro no Mosteiro dos Jerónimos, pelas 21h30. Numa carta dirigida aos párocos e às comunidades do Patriarcado de Lisboa, o Cardeal-Patriarca explica que aceita o convite do Papa Bento XVI, que «iniciará o Advento com uma Vigília, por ele presidida, na Basílica de São Pedro, intitulada “Vigília pela Vida Nascente”», e pede a todos os Bispos que o acompanhem da mesma forma nas suas dioceses.
Nesta Carta, o Cardeal-Patriarca refere-se às «agressões à vida, a esta busca da plenitude da vida, no nosso mundo contemporâneo» e salienta que «a Igreja está ao serviço da vida», porque «ela acredita que toda a vida brota de Deus que Jesus Cristo é a sua plenitude humana e a fonte da força que nos permite lutar pela verdade da vida, em todas as suas expressões».
Esta Vigília diocesana, para a qual o Cardeal-Patriarca convoca de modo particular as famílias, as mulheres grávidas e os jovens, visa ainda, preparar a Jornada Mundial da Juventude a realizar em Agosto do próximo ano em Madrid, o VI Encontro Mundial das Famílias em Milão, em 2012, e a nível local será preparatório das ordenações que se realizam, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos no dia seguinte, 28 de Novembro.
Segundo D. José Policarpo esta Vigília diocesana situa-se no dinamismo da Nova Evangelização, tema da nova Carta Pastoral apresentada recentemente.
Vigília de oração pela vida na Diocese do Porto
A Catedral do Porto recebe a 27 de Novembro, pelas 21h30, uma vigília pela «vida nascente».
Iniciativa promovida por Bento XVI, a vigília terá uma dimensão mundial e acontece no início do Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal.
“Sendo também um período de preparação para a festa do nascimento de Jesus Cristo, queremos realçar a importância da  participação de todas as Mães grávidas, para quem haverá uma bênção especial”, anuncia o site oficial da diocese do Porto.
A cerimónia vai ser presidida por D. João Lavrador, bispo auxiliar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António