FMR - A Coleção Franco Maria Ricci

Maria Portas, 2015.02.21
Filippo Mazzola, Jacopo Ligozzi, Philippe de Champaigne, Bernini, Canova ou Thorvaldsen são alguns dos nomes grandes da História da Arte Ocidental representados na coleção de Franco Maria Ricci, em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga até 12 de abril de 2015.

Tendo como «objetivo a representação da condição humana e a busca apaixonada do belo, do efémero e do eterno», a exposição da Coleção Franco Maria Ricci, além de marcar «um dos momentos mais altos da colaboração entre a Embaixada de Itália, o Instituto Italiano de Cultura e o Museu Nacional de Arte Antiga, dá-nos «a oportunidade de recordar a importância vital da cultura no modelo de civilização que a Europa hoje encarna. Um modelo que, sem qualquer pretensão de unicidade, tem no entanto uma vocação universal, pois acolhe e desenvolve o fruto de outras expressões da civilização humana».
No total, a mostra é constituída por cerca de uma centena de obras de pintura e escultura, exemplares notáveis da arte da representação humana entre o século XVI e o século XXEsta notável coleção de arte foi reunida, peça a peça, ao longo de mais de meio século, por uma das mais relevantes personalidades do mundo cultural contemporâneo que, especialmente nas décadas de 70 e 80 do século XX, marcou como ninguém o panorama das edições de arte na Europa e nos EUA: Franco Maria Ricci (FMR). 
A exposição no MNAA é a primeira apresentação internacional da coleção do consagrado designer, editor, bibliófilo e colecionador italiano, responsável pela publicação da FMR, uma das mais prestigiadas revistas de arte do mundo. O valor artístico das obras fazem deste acervo uma coleção que merece ser visitada. Ao longo do percurso vale especialmente a pena seguir a sinalética que guia o nosso olhar na procura da beleza, da arte do efémero e do eterno.
Na Biblioteca do MNAA podem ainda ser apreciadas algumas das mais notáveis edições daquela que chegou a ser considerada a mais bela revista do mundo – a revista FMR.
É também exibido um interessante documentário que resume o trabalho do designer (autor de símbolos e logotipos de marcas mundialmente conhecidas), editor, bibliófilo e colecionador. Interessante a explicação da construção do futuro museu que albergará a coleção, construído no interior de um jardim em forma de labirinto.
__________________

HORÁRIO
Terça a domingo: 10h00-18h00 (encerrada domingo de Páscoa)

Bilhete Normal: 
7,00 €
Entrada livre (mediante comprovação documental):
- 1.º domingo de cada mês (para visitas individuais ou grupos até 12 pessoas, inclusive, exceto exposição temporária "FMR. A Coleção Franco Maria Ricci")
- Crianças até aos 12 anos, inclusive
- Visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia
- Visitantes com mobilidade reduzida (60%) e 1 acompanhante
- Investigadores, conservadores, restauradores, profissionais de museologia e/ou património em exercício de funções
- Membros de Associações Culturais (exclusivamente grupos de amigos de museus, monumentos, palácios, castelos e sítios arqueológicos)
- Membros do ICOM, ICOMOS e APOM
- Jornalistas em exercício de funções, mediante comunicação prévia
- Professores e alunos de qualquer grau de ensino, incluindo universidades, sénior ou de 3.ª Idade, quando comprovadamente em visita de estudo e mediante marcação prévia confirmada pela Direção do Museu
- Grupos credenciados de Instituições Portuguesas de Solidariedade Social ou de áreas de Ação Social de Autarquias ou outras Instituições de Interesse Público mediante autorização prévia da Direção da DGPC
- Funcionários da DGPC e 3 acompanhantes
- Voluntários em exercício na DGPC e 1 acompanhante
- Profissionais de atividade turística com comprovativo de registo no RNAAT
- Jornadas Europeias do Património, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 abril), Dia Internacional dos Museus (18 maio), Noite dos Museus

CONTACTOS
MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA 
Rua das Janelas Verdes 1249-017 Lisboa
+351 213 912 800 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António