Religião é "garantia de verdadeira liberdade", diz Bento XVI na Escócia

RR on-line em 16-09-2010 17:21

Na sua primeira homilia em terras britânicas, Bento XVI exortou os jovens a escolher uma relação pessoal com Cristo acima das tentações do dia-a-dia.
 O Papa sublinhou hoje que a crença religiosa é "uma garantia de autêntica liberdade e respeito". Durante a homilia de Glasgow, no âmbito da visita ao Reino Unido, Bento XVI vincou igualmente que a religião não é "uma ameaça à igualdade".

“Há quem queira excluir a crença religiosa da praça pública, privatizá-la ou mesmo classificá-la como uma ameaça à igualdade e à liberdade. Mas a religião é, na verdade, uma garantia de autêntica liberdade e respeito, que nos leva a olhar para cada pessoa como nosso irmão ou irmã”, disse o Santo Padre. 

Durante a homilia, o Papa regressou mais uma vez ao tema do relativismo. Depois de ter criticado o ateísmo extremista no seu discurso de boas-vindas, pediu aos católicos escoceses que resistam a uma “ditadura do relativismo que ameaça obscurecer a verdade eterna sobre a natureza e o destino do homem”. 

Num país onde a convivência civil entre comunidades de diferentes religiões nem sempre é pacífica, Beto XVI deixou de seguida uma palavra de encorajamento para o movimento ecuménico, recordando que 2010 assinala o centenário da Conferência Missionária Mundial em Edimburgo, vista por muitos como o início do movimento ecuménico internacional. 

O Papa recordou também a missa celebrada perto do mesmo local de hoje por João Paulo II, que foi recebido há 28 anos “pela maior multidão alguma vez reunida na Escócia”. 

As palavras finais de Bento XVI foram dirigidas aos jovens, a quem pediu fortaleza na fé e sabedoria nas escolhas. “Levem vidas dignas do Senhor e de vós mesmos. Há muitas tentações colocadas no vosso caminho todos os dias – drogas, dinheiro, sexo, pornografia, álcool –, que o mundo vos diz que trará a felicidade, mas estas coisas são destrutivas e dividem. Só uma coisa perdura: o amor de Jesus Cristo, pessoalmente, por cada um de vós. Procurem-no, conheçam-no e amem-no e ele vos libertará da escravatura." 

Como também tem sido hábito nas suas declarações aos jovens, o Papa pediu por vocações à vida religiosa, antes de invocar uma bênção sobre os presentes em gaélico. 

Londres será o próximo destino do Papa, cidade onde tem amanhã um programa extenso.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António