A morte de Fidel

Público 2010.09.17 Vasco Pulido Valente

Não foi uma surpresa. A entrevista à Atlantic de Fidel Castro e as reformas de Cuba não mereceram uma linha aos comentadores de esquerda. O que disse Fidel? Condenou implicitamente a política externa de Cuba e o protectorado da URSS. E o que são as reformas? São o regresso possível, e brutal, a uma forma primitiva de capitalismo. Mas vale a pena ir devagar. Quando Fidel apareceu, a "inteligência" europeia (com Sartre à cabeça como sempre), "desiludida" com a URSS, porque a evidência sobre a suposta "Pátria do Socialismo" já não permitia qualquer espécie de ilusão ou mentira, descobriu um novo herói, que lhe devolvia a "pureza" original da "revolução". Toda a gente que era gente peregrinou com fervor e zelo a essa nova terra prometida e o poster de Guevara acabou por se tornar no emblema (espúrio) de uma geração.

Os milhares de pessoas que Fidel matou ou prendeu não importavam. Nem o milhão e meio de emigrantes, que fugiu para Miami. Não importava sequer que Cuba se tivesse, de facto, transformado num enclave semicolonial, que a Rússia explorava para a seu benefício económico e estratégico. Fidel estava do "bom lado"; e estava contra a América. Isso bastava. Fidel nunca inteiramente perdeu o seu prestígio, depois de 1991, a classe média da Europa não se envergonhava de passar as férias nas "reservas" para ricos, com a infinita miséria de Cuba à volta. Agora, este espectáculo grotesco chegou ao fim. A desgraça que em quase meio século se criou não é salvável com paliativos.

O Estado, para o qual trabalhava 80 por cento da população, vai despedir 500.000 funcionários para começar e tenciona despedir mais tarde 800.000. A Central de Trabalhadores declarou: "O Estado não pode nem deve continuar a manter meios de produção e companhias da área de serviço com prejuízos na sua actividade e quadros inflacionados." Para epitáfio do "socialismo", não é nada mau. Daqui em diante a populaça que se arranje e faça por enriquecer. A esquerda portuguesa que anda por aí a prometer a defesa do Estado social e a jurar que sem ele não há democracia, não percebeu ainda ao que leva essa tão benemérita política: leva inevitavelmente a um colapso como o do "fidelismo". A realidade não se muda com demagogia. Ou, se preferirem, com bons sentimentos.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António