Descanso?

João César das Neves

DESTAK 03 09 2009 08.52H

Suponha que consegue juntar num mesmo local três dos ambientes mais insalubres, insuportáveis e inabitáveis do planeta. Combinando um deserto abrasador com um metropolitano cheio e um oceano feroz obtém-se o que se costuma chamar… praia. Tome-se um pedaço de areia estéril e escaldante, adicione-se enorme multidão afogueada e comprimida, junte-se-lhe ondas alterosas e temos aquilo onde muitos dos nossos concidadãos insistem em passar férias.

Quaisquer que sejam os gostos pessoais, temos de concordar que é difícil explicar esta preferência pelo turismo à beira-mar. Aliás, durante milénios nunca o ser humano mostrou tal tendência. Foi apenas no último século, onde a humanidade revelou os comportamentos mais aberrantes, que as praias começaram a aparecer cheias de pessoas seminuas a torrar ao sol do Verão.

As justificações são várias. Alguns apontam o regresso a costumes tribais. Outros notam que, suportando incómodos, pode-se ir trocando o sofrimento, eliminando um para cair no anterior. Quando o calor é insuportável dá-se um mergulho gelado, cujo arrepio convida a voltar ao sol quente, e assim sucessivamente. Como na política nacional, está-se sempre mal, mas prevendo o bem.

Por isso na praia o tempo é gasto a eliminar os inconvenientes de se estar ali. Passam-se horas a evitar engarrafamentos, tapar o sol, estender a toalha, pôr creme para escaldões, secar toalhas, tirar areia de todo o lado, etc., etc. Uma coisa que não há na praia é descanso.

Felizmente, depois vem um ano de trabalho para recuperar das férias.

João César das Neves naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt

Comentários

Anónimo disse…
Abençoado César das Neves, que me fez rir!
Há muito tempo que eu ando a dizer a mesma coisa aos meus amigos. Nunca percebi o facto de as pessoas não estarem de bem com a sua côr. Há mesmo quem vá para a América Central e para o Brazil apenas por causa da praia. Que pobreza e que tristeza.

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António