Jornais desportivos

António Câmara
RR online 26-02-2010 18:45


Quando fui para os Estados Unidos da América, em 1977, deixei de ter acesso a jornais portugueses. Adaptei-me lendo jornais americanos. Mas houve um jornal insubstituível: o então tri-semanário A Bola.

Amigos meu prontificaram-se a assiná-lo perante a minha saudade. Era com prazer imenso que lia de ponta a ponta os números de A Bola que me chegavam com um atraso de vários dias.
Portugal tem actualmente três diários desportivos. Espanha tem dois, sendo quatro vezes maior. Mas a situação Portuguesa é ainda mais distintiva pelo facto dos nossos jornais desportivos terem tiragens superiores à maioria dos nossos diários de referência.
Como explicar esta situação? Alguns dizem que ela se deve à nossa incultura. Mas há certamente intelectuais a lerem A Bola, o Record e O Jogo.
O facto de Portugal ter equipas competitivas internacionalmente em futebol é outra das razões possíveis para a imensa legião de leitores desses jornais.
Mas não é fácil encontrar explicações que sejam consistentes cientificamente sem o estudo de uma amostra significativa de leitores.
Mas eu posso justificar os meus quarenta anos de leitura diária de jornais desportivos. Neles se documentam diariamente as minhas paixões clubistas e desportivas, a que associo inúmeros momentos de felicidade.
Nos últimos tempos, cheguei também a outra justificação que diz bem do momento actual: esses são os únicos jornais que me trazem, em geral, boas notícias.

António Câmara
Presidente da YDreams

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António