Desafio da Associação Juntos pela Vida a José Manuel Pureza
Associação Juntos pela Vida
COMUNICADO
Desafio da Associação Juntos pela Vida a José Manuel Pureza
A Associação Juntos pela Vida enviou ao Presidente do Grupo Parlamentar do BE o seguinte convite:
Disse José Manuel Pureza em entrevista ao jornal O Sol que é favorável à IVG baseado «no conhecimento do ponto de vista das ciências da vida do séc. XXI»
1. Para as ciências da vida todos os seres vivos têm uma espécie.
2. Os seres humanos pertencem à espécie Homo sapiens.
3. A IVG, dizemos aborto, dizemos abortamento, tem por fim matar um ser humano, um indivíduo da espécie Homo sapiens.
4. A lei do aborto discrimina os indivíduos da espécie Homo sapiens com base na idade, ao proteger a vida de seres humanos com certa idade e desproteger a vida de outros seres humanos.
5. As maiores tragédias da História da Humanidade foram causadas pela discriminação de seres humanos: a discriminação por religião, por sexo, por raça, por nacionalidade, por nascimento, por riqueza, por convicção, etc.
Agora temos uma discriminação por idade, tão infundada como todas as outras e que está a causar mais vítimas entre os seres humanos do que todas as discriminações anteriores juntas.
6. Além disso a despenalização do aborto priva as mulheres da única arma que tinham para fazer frente a pressões, "eu jamais cometeria um crime", e expõem-nas a toda a espécie de chantagens a pressões, como reconhecem diversos estudos do Séc.. XXI que provam que mais de metade das mulheres aborta contra-vontade.
7. A Associação Juntos pela Vida dispõe-se a participar numa reunião (ou várias) com José Manuel Pureza (ou com quem lhe parecer oportuno) no sentido de sermos esclarecidos do seguinte:
A. Onde estão os factos de Séc. XXI que negam os pontos 1.a 6.?
B. Caso José Manuel Pureza consiga provar que para a ciência do Séc. XXI o aborto não mata um ser humano, então os Juntos pela Vida comprometem-se desde já a tornarem-se numa associação defensora da despenalização do aborto e a em tudo apoiarem o Bloco de Esquerda.
4 de Novembro de 2009
Contacto para a Comunicação Social:
João Araújo 931198004
Pedro Líbano Monteiro 968574575
www.juntospelavida.org
Comentários
Este Vosso desafio levanta a questão fundamental:
- A IVG "tira a vida" a um ser humano?
Esta questão fundamental levanta a oportunidade para um colóquio, na Gulbenkian por exemplo, patrocinado pela Comissão Nacional da Ética para as Ciências da Vida, e para o qual seriam convidados eminentes cientistas e filósofos que deveriam apresentar "papers" que tentassem responder às questões:
- O que é "vida"?
- Quando começa a vida?
- Em que circunstâncias é admissivel "tirar a vida" a um ser humano?
Seria uma oportunidade para de se voltar a reflectir sobre este importante tema, num forum com grande qualidade intelectual, relativamente protegido de motivações politico-partidárias.
Esta iniciativa poderia ser organizada de forma discreta para que, quando fosse anunciada, o clima na opinião pública não tivesse sido (ainda) intoxicado.
Fica a ideia.
Um abraço
João Pedro de Lucena