Uma semana de reflexão

DN, 20090606

Alberto Gonçalves

Liberdade de expressão? Tem dias. Dado que esta crónica será publicada em dia de eleições, a lei não me permite deixar aqui quaisquer "comentários ou análises" às mesmas.

À primeira vista, a proibição, extensível a sondagens, propaganda e tudo o que possa influenciar o voto, assemelha-se a uma abolição temporária da própria democracia, como se o legislador lamentasse o regabofe da campanha e, quase a título de desculpa, quisesse ilustrar a pacatez de uma existência sem comícios, arruadas, tempos de antena, debates, "slogans", "caravanas", editoriais assertivos, crónicas empenhadas e aquelas delícias que enfeitam as semanas prévias ao acto eleitoral.

À segunda vista, a proibição é adequada e apenas responde à sofisticação do eleitor nacional. Em democracias pouco desenvolvidas, género EUA, as manifestações políticas prolongam-se até ao momento e, às vezes, até ao local do voto. Trata-se, evidentemente, de gente rude, incapaz de alcançar as exigências de uma escolha consciente. O português alcança, logo reflecte.

Todos sabemos que o português médio aproveita o sagrado período de reflexão para reler os programas partidários e a rever os discursos dos candidatos que gravou em dvd. Fechado na biblioteca particular, a salvo de interferências ilícitas, analisa medidas, sublinha propostas, pondera promessas, compara currículos e, se tiver tempo, decide. Inclusive, é possível que os portugueses mais reflexivos não tenham tempo e estiquem a reflexão pelas "pontes" e feriados da próxima semana, o que, se os impede de votar, faculta-lhes uma iluminação cívica sem paralelo.

Mal estejam disponíveis, repare-se nos números da abstenção: ao contrário do que se faz constar, são, também, os números do esclarecimento, embora não só pelo motivo citado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António