O fio-de-prumo

RR on-line 12-06-2009

Aura Miguel

Morreu no dia 13 de Junho de 1231 com tamanha fama de santidade que, alguns meses depois, foi proclamado santo pelo Papa Gregório IX.

Viveu há mais de 800 anos, mas é super-actual! Estou a falar do António mais famoso do mundo, o nosso Santo António, claro está! Morreu no dia 13 de Junho de 1231 com tamanha fama de santidade que, alguns meses depois, foi proclamado santo pelo Papa Gregório IX.

Nas vésperas da sua festa, aqui fica um excerto de um dos seus famosos sermões, onde ele – curiosamente – explica porque vale a pena festejar os santos. Diz assim:

“A virtude dos santos é semelhante ao fio-de-prumo usado pelos pedreiros para verificar a perpendicularidade do muro. Toda a alma fiel precisa de se confrontar com o exemplo da sua vida. Assim, todas as vezes que são celebradas as festas dos santos, é como que aplicado o prumo à vida dos pecadores. Celebremos pois as festas dos santos de modo que, das suas vidas, saibamos colher normas para a nossa”

Esta frase é tão eloquente que me despeço fazendo votos de que este fio-de-prumo chamado Santo António ajude a endireitar as nossa vidas e a vida do nosso país!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António