Contrastes na saúde

Henrique Leitão
RR on-line 30-06-2009 20:05
Nos últimos três meses, por causa da doença de uma pessoa de família, tive contacto directo e prolongado com vários serviços de vários hospitais do Estado.
Apesar da amostra em si não ser muito grande, o contraste não poderia ser maior. Os serviços que conheci e os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos, com que contactei vão do excelente ao péssimo.
Em alguns casos, não tenho senão palavras de elogio e de agradecimento pela qualidade técnica ou profissionalismo, a eficiência e a humanidade com que vi os pacientes serem tratados. Mas vi também o oposto: o desleixo, a sujidade, a incompetência e até a má criação.
As duas considerações que ocorre fazer são evidentes. A primeira, é a de que pôr mais serviços que se montem ou equipamentos que se adquiram, em última análise, são sempre as pessoas que fazem a diferença.
A segunda é esta: e estes profissionais, que vi prestarem serviços tão diferentes, têm sido tratados diferentemente? Será possível que recebam o mesmo? Será que têm idêntico reconhecimento?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António