Feriados

DESTAK | 02 | 11 | 2011   19.26H
João César das Neves | naohaalmocosgratis@ucp.pt
Há décadas os Governos, quando não sabem que fazer pela economia, dizem acabar com feriados. Falou-se nisso nas últimas décadas, sem nunca fazer nada. Hoje, de novo se discute a solução milagrosa.
O truque é baixar os salários sem se dar por isso. Se as pessoas trabalham mais ganhando o mesmo, paga-se menos por hora. Claro que isso se podia fazer aumentando o horário semanal ou reduzindo dias de férias mas, ao eliminar feriados a coisa parece genérica, fingindo nada a ter a ver com condições de trabalho. Ou seja, é por pura cobardia política que se atacam os dias celebrativos, esperando que os trabalhadores não notem que estão a ser enganados.
A coisa é ainda mais tola porque o problema económico de Portugal não é que tenhamos feriados a mais ou trabalhemos pouco. O mal é o que produzimos no tempo que trabalhamos. O problema está nas muitas actividades inúteis e na baixa produtividade das úteis. Isso não é afectado por mudança nos feriados.
O pior é que, por causa de um expediente pontual no alvoroço da crise, se mexe na cultura, tradição e identidade como povo, tão necessárias em tempo de crise. Os feriados, que mantemos há gerações, existem por razões muito mais sérias e profundas que a emergência em que nos meteram políticas irresponsáveis, de onde outros nos querem tirar de forma trapalhona.
Se as nossas dificuldades vêm de trabalhar pouco, o que é muito discutível, então reduzam-se dias de férias, que terá o mesmo efeito. Mas deixem o povo gozar os feriados, coisa que devia estar acima dos políticos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António