Não sou dono da verdade
POVO 07.11.2018
"Não sou dono da verdade, mas sou detido por ela sou possuído, conduzido, impelido e guiado por Ela. Não sou senhor da verdade, mas sou servo da verdade"
P. João Seabra
Fez no passado dia 5 de Novembro, 40 anos da ordenação do Padre João Seabra. O seu sobrinho escreveu esta semana uma bonita homenagem aqui. O Pe. João tem acompanhado o POVO desde o início e o POVO tem-no acompanhado a ele: neste post de 2003, 'Um padre', nalgumas das suas homilias que foram compiladas pelo meu pai nesta página , e mais recentemente, na entrega do prémio Fé e Liberdade e neste raro video de uma sua intervenção num encontro sobre educação.
Na próxima semana, dia 12 de novembro, é apresentado este livro que tem como título o início da frase de hoje que é do Pe. João na sua primeira homilia, de há 40 anos. A apresentação decorre a seguir à missa das 18:30 na paróquia de Sta. Joana Princesa em Lisboa.
Se 'nem todos tiveram a sorte de ter um pai como o João', a verdade é que muitos tiveram. O meu pai foi um deles, como eu e como o meu amigo Duarte Valle de Castro que, também na próxima semana, lança um livro sobre a missão em Timor que fez com a sua mulher, pelos Leigos para o Desenvolvimento.
O livro 'Em Timor: Histórias de um casal em missão' é apresentado na Universidade Nova, no Campus de Carcavelos às 19h do dia 13 de novembro e pode ser comprado aqui. Está repleto de histórias impressionantes de um povo distante mas próximo, diferente mas semelhante e da riqueza que estes paradoxos têm para oferecer a quem se entrega à sua descoberta e deixa que seja a verdade a possuir, conduzir e impelir. Agradeço ao Duarte o empenho em contar esta história cuja leitura recomendo vivamente.
Bom resto de semana,
Inês Dias da Silva
Comentários