Cónego João Seabra homenageado por “40 anos de padre a marcar vidas”

09.11.2018      Ângela Roque    RR.ONLINE

Livro “Não sou dono da verdade, mas sou possuído por ela”, com 70 testemunhos, é lançado a 12 de novembro, data da ordenação sacerdotal de João Seabra. Cerimónia será presidida pelo amigo de infância, e colega de liceu e faculdade, Marcelo Rebelo de Sousa.


O Presidente da República é um dos “amigos de sempre” do cónego João Seabra que, na segunda-feira, celebra 40 anos de sacerdócio. Para além de ter colaborado com o seu testemunho para o livro que vai ser apresentado, Marcelo Rebelo de Sousa vai presidir à cerimónia marcada para as 19h15, na igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa.
“Eram vizinhos de rua, moravam a cinco portas de distância um do outro e foram colegas, primeiro no liceu Pedro Nunes e, depois, na Faculdade de Direito. Portanto, é uma amizade da vida inteira”, conta à Renascença José Maria Seabra Duque.
Coordenador do livro, juntamente com António Pinheiro Torres, Seabra Duque explica que “mais do que uma homenagem, esta é uma forma de mostrarmos a nossa gratidão".

"Pela árvore se conhece o fruto. Por isso, pensámos que a melhor maneira de falar do padre João seria pôr as pessoas com quem ele se cruzou e marcou, a contarem uma história”, completa.
O livro reúne dezenas de testemunhos de várias gerações. “Escolhemos 70, porque havia um limite, mas podiam ser 200 ou 300”, sublinha Seabra Duque, acrescentando que “há histórias de pessoas mais velhas, com 80 anos, até à jovem acabada de se licenciar", porque "foram mesmo muitos os que, ao longo destas quatro décadas, foram tocados pelo encontro com este homem, que se entregou a Cristo e o quis levar a todos aqueles com quem se cruzou”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António