11 de Fevereiro :: Dia Mundial do doente
POVO 12.02.2019
Papa Francisco
Celebrou-se ontem o dia mundial dos Doentes. Por regra não sigo os 'dias mundiais', mas este foi instituído por S. João Paulo II e diz-me muito por razões fortes e íntimas que partilho neste email que tem 3 anos. Há 2 anos atrás, estava no H. D. Estefânia esta exposição sobre a nossa experiência como pais e cuidadores.
Este ano, o Papa Francisco faz um contributo valioso a esta nossa experiência:
"O cuidado dos doentes precisa de profissionalismo e ternura, de gestos gratuitos, imediatos e simples, como uma carícia, pelos quais fazemos sentir ao outro que nos é «querido»." (...) Todo o homem é pobre, necessitado e indigente. (...) O reconhecimento leal desta verdade convida-nos a permanecer humildes e a praticar com coragem a solidariedade, como virtude indispensável à existência." in Mensagem dia dos doentes 2019
Perante a crise do SNS, ” importa rejeitar os governos que com presunção e arrogância agem, como referia o escritor americano Harry Browne, “partindo as pernas ao seu povo para de seguida lhes dar uma muleta e afirmar: sem nós, o nosso povo jamais andaria” e cabe a todos nós, perguntar: "Quem pode salvar o SNS?".
ÚLTIMOS POSTS
Quem pode salvar o SNS? Inês Dias da Silva
SNS: a história da verdade Rodrigo Gonçalves
Quatro passos para a Liberdade de Educação Francisco Rodrigues dos Santos
Venezuela entre o desfecho sangrentos e democrático P. Francisco José Virtuoso
AGENDA
23 de Fevereiro
X Jornada - inscreva-se como voluntário!
23 de Fevereiro
Centro de Congressos de Lisboa
Um evento, 12 oradores, 7 min cada, sobre vários temas relacionados com a fé.
Bilhetes à venda!
Comentários