Rouco aos jovens: “Cristo é o que nos busca e sai ao encontro”

Madrid, 16 de Agosto de 2011 – A Jornada Mundial de la Juventud (JMJ) Madrid 11 já começou. Centenas de milhar de jovens de todas as nacionalidades encheram o centro de Madrid desde a primeira hora da tarde à espera do tiro de partida da JMJ.
Depois de horas de espera, amenizadas pelos jovens apresentadores da Jornada, a missa começou. Cerca de 400 bispos e 2500 sacerdotes de todo o mundo acompanharam a celebração. O cardeal arcebispo de Madrid Antonio María Rouco Varela deu as boas vindas aos jovens chegados dos cinco continentes e que acudiram em massa para celebrar a missa inaugural da vigésima sexta edição das JMJ. Formou-se um mosaico multicolor à volta da plaza de Cibeles, numa tarde marcada pelo calor.
Esta missa foi celebrada em honra do beato João Paulo II. Em frente ao ambão foi colocada uma relíquia do anterior Papa, que o ex-secretário de João Paulo II, Stanyslaw Dwiswisz, ofereceu a Madrid.
A figura de Karol Woytila esteve presente em todo o momento nos corações dos presentes pois sob o seu pontificado começaram as Jornadas Mundiais da Juventude.
O arcebispo de Madrid citou as palavras que o Papa polaco exclamou em Agosto de 89 durante a Vigília no Monte del Gozo, por ocasião da JMJ celebrada em Santiago de Compostela: “É Deus quem nos busca. Ele sai ao encontro”. Justamente, um dos momentos mais emotivos aconteceu ao dizer o nome, pela primeira vez, de João Paulo II. “As Jornadas Mundiais da Juventude, com a sua larga trajectória de mais de um quarto de século, são inseparáveis do Beato. Estou a falar-vos do inolvidável, venerável e querido João Paulo II. O Papa dos jovens!”, manifestou o cardeal Rouco para quem Woytila “foi um valente de Cristo, nada pôde separá-lo do seu amor”.

Sois a geração de Bento XVI!
Também mencionou os problemas que os jovens de hoje enfrentam: “A globalização, as novas tecnologias, a crise económica condicionam-nos para o bem, e muitas vezes, para o mal”, por isso ele propôs aos jovens “encontrar o Senhor pela única via que se demonstra espiritualmente eficaz: a do peregrino humilde e atento que busca o rosto de Jesus”. Depois destas palavras dedicadas ao anterior Papa, Rouco referiu: “jovens que vos encontrais aqui vós sois a geração de Bento XVI”. Segundo assinalou Rouco, a intenção de Bento XVI é que “os jovens experimentem na Comunhão Católica da Igreja, a verdade e a imperiosa urgência de fazer na vossa vida o tema da Jornada Mundial da Juventude 2011: enraizados e edificados em Cristo, Firmes na fé”.
Neste sentido, Rouco animou-os a que sejam discípulos e testemunhos de Cristo. “Jesus mostra-vos o caminho e a meta da verdadeira felicidade”. Uma felicidade que não é exclusiva dos crentes. “Não só a vocês, mas também aos vossos amigos afastados da prática religiosa e inclusivamente da fé ou desconhecedores da mesma”.
Santa Maria de la Almudena os proteja
Além disso o cardeal motivou os jovens a que durante toda a JMJ se sintam em Madrid como na sua própria casa, ao mesmo tempo que destacou a atitude acolhedora da capital Espanhola. Precisamente, o arcebispo de Madrid, teve palavras para a padroeira da capital, Santa Maria, a Real de la Almudena, a quem pediu que “vele muito especialmente nestes dias por vós, os jovens desta Jornada Mundial. Que cuide de vocês como só ela sabe fazê-lo!”

Depois da bênção final do cardeal Rouco, tomou a palavra o cardeal Rylko, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, ‘ministério’ vaticano encarregado das Jornadas Mundiais. Na sua alocução, recordou aos jovens para que não tenham medo de expressar a sua fé. “Não tenhais medo! Optar por Cristo na vida é adquirir a pérola preciosa do Evangelho pela qual vale a pena dar tudo!” Finalmente, Rouco entregou a cinco jovens dos cinco continentes, enquanto se distribuía a todos os participantes, uma imagem da padroeira de Madrid.

Durante os preparativos, antes de começar a Missa de Boas-vindas e para entreter os jovens que esperaram mais de quatro horas em Cibeles e nas principais ruas próximas, foram projectados diversos spots da JMJ e vídeos dos diferentes eventos culturais que vão ter lugar durante estes dias, e que foram alternando com actuações musicais como as do grupo Jaula de Grillos, que tocaram a canção “somos Más” dedicada a Jornada Mundial ou a de Nico Montero que cantou uma canção baseada no tema da JMJ: “firmes na fé”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António