Encerra em apoteose o mês de Maio na Missão 2010 (diocese do Porto)

Voz Portucalense 2010.06.02

A noite do dia 31 de Maio constituiu uma manifestação de fé e o sinal da devoção popular à Senhora de Fátima, numa verdadeira apoteose mariana. A partir das 21h na Igreja da Lapa uma breve celebração da palavra dava início ao rosário enquanto a multidão iniciava a caminhada em direcção à Sé do Porto, acompanhando a imagem da Senhora transportada numa antiga viatura dos bombeiros. A multidão inicial foi-se acrescentando ao longo das ruas até ao encontro de todos num palco improvisado ao cimo da avenida D. Afonso Henriques, junto à calçada de Vandoma. Ali se reuniram largos milhares de pessoas propondo o tema do encontro: luz na cidade da Virgem.
Pelo caminho, cânticos e palavras. Pelas colunas de som saíam reflexões, a cargo de personalidades carismáticas da cidade, sobre a caridade (P. Manuel Mendes), sobre cidadania (Artur Santos Silva), a liberdade (Zita Seabra), a cultura (Mário Cláudio), a arte e expressão visual (Francisco Laranjo) e comunicação social (Carlos Magno), dando um toque de originalidade à tradicional procissão mariana. Importaria reter algumas frases primordiais: só o cumprimento dos deveres garante o exercício dos direitos, é na liberdade que se exprime toda a dignidade humana, na beleza e na criatividade se realiza a condição humana, a luz na cidade é a luz primordial que dá à cidade o sentido do divino.
Enquanto a multidão se concentrava, no espaço lateral da Sé do Porto, dois cantores entoavam as ladainhas contendo as invocações de Nossa Senhora, primeiro na cidade do Porto e depois em múltiplos lugares da diocese, segundo as numerosas invocações populares, dirigidas a Maria. Sob a presidência da imagem peregrina, o Bispo do Porto glosou a sugestão da festa do dia, a Visitação de Maria a Isabel: presença, solicitude, dedicação, entreajuda, que são o modelo do que cada cristão e cada cidadão deve realizar: acolher as crianças, os idosos, os doentes, os desamparados. Com visível alegria, D. Manuel recordava a frase evangélica: “Onde dois ou três estiverem reunidos, eu estarei no meio eles”. Hoje somos muitos mais.
Um apelo à oração pelos sacerdotes e um agradecimento a todos os que participaram e tornaram possível o êxito deste evento. No final os Bispo, com os sacerdotes, dirigiram-se à Sé, onde fizeram em comum uma oração sacerdotal, que culminou com a “salve Regina”.

Comentários

Anónimo disse…
GRAÇAS A DEUS PELA FÉ DO NOSSO POVO DO NORTE DO PAÍS! OBRIGADA PELO EXEMPLO CONTANGIANTE.

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António