Homenagem a Maria Amélia Carvalheira no centenário do seu nascimento


Homenagem a
MARIA AMÉLIA CARVALHEIRA
Centenário do seu Nascimento (2004.09.05)
Isabel Simas
Escultora de arte sacra por ideal, Maria Amélia Carvalheira consagrar-se-ia entre os nomes grandes desta
arte ao ganhar, em 1949, o Prémio de Artes Plásticas "Mestre Manuel Pereira" para a escultura com a obra intitulada "S. João de Deus".

A Comissão para as Comemorações do Centenário do Nascimento da Escultora Maria Amélia Carvalheira traçou um Programa que se desenrolará no dia 5 de Setembro no Santuário de Fátima e no dia 10 de Outubro em Lisboa na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima.

Fátima vai homenagear a escultora, autora de esculturas presentes em espaços como o Santuário, Seminário do Verbo Divino, Via-sacra dos Valinhos e casas de congregações religiosas. A homenagem, no dia em que se assinala o centenário do nascimento da escultora, será presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, antecedida da inauguração de uma exposição subordinada ao tema "Fátima – Peregrinar com as Mãos", no Centro Pastoral Paulo VI.

Maria Amélia Carvalheira nasceu a 5 de Setembro de 1904, em Gondarém, Vila Nova de Cerveira, tendo falecido em Lisboa a 31 de Dezembro de 1998.

Escultora de arte sacra, é em Fátima que tem a parte mais significativa da sua obra – o Anjo, da Loca do Cabeço, é a mais emblemática obra sua em Fátima – embora tenha peças dispersas por vários países.

Em 1992 recebeu a condecoração "Pro Eclesia et Pontifice" atribuída pela Santa Sé e o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo Presidente da República.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António